Serra de Sabores chega para fortalecer e dinamizar a economia da região

O lançamento do projeto ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), em Lages.

Por CATARINAS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação

A
Serra Catarinense ganha mais um forte aliado no desenvolvimento econômico. Lançado nesta quinta-feira (23), o Serra de Sabores é um projeto inovador do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) numa estratégia de promover a identidade e os diferenciais do território impulsionando o turismo enogastronômico e o de experiência. O investimento nessa ideia é de cerca de R$ 1,5 mi em ações realizadas até dezembro de 2018.

Com base no conceito de bens e serviços territoriais estão sendo identificados os produtos mais representativos da região. O pinhão, frescal, queijo serrano, truta, maçã e mel de bracatinga são alguns que carregam forte identidade local. “Nossos produtos são diferenciados e nunca tiramos proveito disso”, destaca o governador Raimundo Colombo citando a potencialidade mercadológica da carne de gado criado a pasto em campo nativo.

O projeto prevê ações estruturadas num tripé de gestão, inovação e mercado. Serão atendido 500 empreendedores, entre eles os pequenos produtores rurais, agroindústrias, bares e restaurantes e empórios. “Já contamos com a parceria de diversas instituições e entidades com o intuito de desenvolver ações buscando o fortalecimento e dinamização da economia na Serra Catarinense”, frisa o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini.

Benefícios para toda cadeia produtiva do turismo

O clima e as paisagens da região atraem turistas do mundo inteiro e a gastronomia serrana é um dos carros chefes na lista dos atrativos. A empresária Valéria Bleyer Furtado, da São Joaquim Tur, acredita no sucesso do projeto. “A cadeia produtiva do turismo é muito vasto e os empreendimentos ainda trabalham muito isolados. Não se faz turismo sozinho. A partir da organização desse processo todos acabam ganhando, por isso, estou muito otimista com o Serra de Sabores”.

A gerente do Snow Valley, Nina Velho, destaca que é importante oferecer a experiência de saborear produtos, pratos e receitas que são exclusivamente da Serra. “A flor da goiabeira é comestível, deliciosa e só se encontra aqui. Ela faz parte da nossa história e nos remete à infância. Temos que compartilhar isso com os visitantes”. Para ela, esse é o diferencial que deve ser oferecido para o fortalecimento do turismo.

Receitas com produtos serranos


Durante o evento de lançamento do Serra de Sabores, o Sebrae ofereceu um coquetel com petiscos produzidos com produtos serranos. O chef Dmitri Arruda elaborou receitas inovadoras como o espetinho de copa, pinhão e azeite de ervas e o sanduíche de charque, queijo serrano e maionese de araçá no pão de milho. A sobremesa crumble de maçã com canela, iorgurte e amendoim agradou o paladar de quem gosta de doce. As compotas gourmet a base de vinho foram apresentadas pelo chef Luciano Campos

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages