Medalhista em Mundial inspira jovens no taekwondo dos Jasc

Manoela Pontual, de 39 anos, está em Lages participando dos Jasc representando São José.

Por MURILO ROSO da FESPORTE
em Lages/SC

📷 Murilo Roso / Fesporte

A
carioca Manoela Pontual, de 39 anos, é um dos destaques do taekwondo nos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Lages. A atleta representa São José e traz no currículo duas medalhas em campeonatos mundiais na categoria poomsae. Pela primeira vez nos Jasc, ela acredita que vai inspirar os competidores mais jovens do taekwondo catarinense.

Manoela começou no taekwondo ainda criança. Até 2010, competiu nas categorias de luta, e depois migrou para o poomsae, uma espécie de apresentação em que vence o atleta que executa os melhores movimentos de ataque e defesa contra um inimigo imaginário. Foi nessa categoria que conseguiu maior projeção na carreira.

“Sou a única atleta brasileira com duas medalhas em mundiais de poomsae. Fui bronze em 2014 e 2016. É uma categoria que vem crescendo muito nos últimos anos, e já existe um movimento para incluir nas Olimpíadas também”, explica Manoela, que em 2018 está confirmada no Mundial da China.

Nos tatames de Lages, a carioca representou São José e ganhou medalha de ouro. Foi a primeira participação dela em Jasc. “Gostei muito da competição. Vejo muitos jovens com potencial e essa renovação é importante para o taekwondo”, disse.

Uma das promessas da modalidade (categoria luta) é a catarinense Maria Alves, natural de Sombrio e integrante da equipe de Itajaí. Com apenas 20 anos, ela tem três medalhas de ouro em Jasc e espera conquistar a quarta esse ano.

“É sempre bom participar dos Jogos Abertos pela qualidade técnica das equipes e pela visibilidade no esporte. Aqui estão grandes nomes, como a Manoela, que apesar de ser de uma categoria diferente, é uma inspiração pra mim dentro do taekwondo”, diz Maria, que é reserva da seleção brasileira.


As disputas do taekwondo iniciaram nesta quinta-feira, 9, e encerram na sexta-feira, 10, no ginásio do Sesc. A modalidade, que conta com pelo menos cinco atletas de seleção brasileira, irá distribuir 12 medalhas. O atual campeão é o município de Itajaí no masculino e no feminino.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages