Diretran apresenta devolutiva das ações educacionais sobre o trânsito

“Mesmo em tempos difíceis existem coisas boas acontecendo. Nossas escola estão de parabéns. O caminho da transformação é marcado por atitudes positivas. Por isso precisamos começar com as nossas crianças” – Valdirene Vieira.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

N
a manhã desta quinta-feira (23 de novembro) aconteceu, na Secretaria Municipal de Educação, o processo de devolutiva das ações educacionais desenvolvidas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) no decorrer deste ano. O evento reuniu alunos, professores, diretores, agentes de trânsito e gestores da Educação de Lages.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Belizária Rodrigues apresentaram uma paródia sobre o assunto, utilizando um instrumento típico da região, a gaita-ponto. Por sua vez, através do empenho e diálogo, sob coordenação da professora regente da Emeb Frei Bernardino, Lúcia Goss, os alunos do quarto ano preparam um teatro em alusão ao comportamento adequado no trânsito, como por exemplo, travessia na faixa de pedestre e respeito no semáforo. 

Com o slogan “Educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes, defensivos e preparados para enfrentar a vida e o trânsito”, o Núcleo de Educação de Trânsito da Diretran envolveu cerca de 9.700 pessoas, entre elas empresários, crianças e adultos, das instituições públicas e privadas. Segundo a secretária de Educação, Valdirene Vieira, “mesmo em tempos difíceis existem coisas boas acontecendo. Nossas escolas estão de parabéns. O caminho da transformação é marcado por atitudes positivas. Por isso precisamos começar com as nossas crianças.”


Este ano foram ministradas 304 palestras. Como forma de orientação sobre as regras de trânsito, alunos elaboraram maquetes e cartazes. Também foram montadas 127 pistas provisórias nas escolas, onde as crianças simularam, de quadriciclo, as situações enfrentadas pelos condutores no dia a dia. Segundo o diretor executivo da Diretran, Jacinto Bet, as transformações na sociedade ocorrem através da educação, seja curricular ou comportamental. “Por isso, a partir deste ano, conforme as determinações de lei, foram inseridos na base curricular das escolas de Lages, como disciplina transversal, conteúdos sobre educação no trânsito”, destaca.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages