CAPS prepara programação especial para o Natal

Nestes dias os programas estarão fechados para atendimentos externos, pois os usuários e equipes participarão das confraternizações.
                                                                                                   
Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Greik Pacheco / ASCOM PML
E
les têm sonhos, habilidades, expectativas, e disposição de sobra para viverem novas experiências. Em Lages, cerca de 900 usuários, entre crianças, adolescentes e adultos são atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A rede, que surgiu em substituição aos hospitais psiquiátricos do país, oferece atendimento à população de forma humanizada, com acompanhamento clínico, a fim de promover a reinserção social dos usuários e o fortalecimento dos laços familiares, comunitários e civis.

Dentro desse propósito, um grupo formado por representantes dos três CAPS do Município, esteve na manhã desta segunda-feira (20 de Novembro), na Prefeitura de Lages, onde foram recebidos pelo Prefeito Antonio Ceron e a secretária de Saúde Odila Waldrich. Acompanhados das coordenadoras do CAPS II, Luisa Perruzo; do CAPS AD, Camila Tessari; do CAPS I Cássia Broering e a gerente de Saúde Mental do Município, Janaína Schlickmann de Souza.

Essa foi a primeira vez que eles estiveram na sede do poder executivo, mas para o Bruno Lucas Branco do Amaral, de 14 anos, a visita teve um significado ainda mais especial. Ao revelar que sonha em se tornar prefeito da cidade, recebeu um conselho de Ceron: “os sonhos precisam ser alimentados, porque quando chegar a hora, eles irão acontecer”.

Durante o encontro que durou cerca de uma hora, além de expor e tirar dúvidas sobre o cotidiano da administração pública, os visitantes também entregaram convites para o prefeito participar da programação de natal dos CAPS. “É muito importante e significativa essa visita. Já trabalho há 14 anos no setor da Saúde Mental e nunca havia ocorrido um encontro com o prefeito e na prefeitura”, comentou Janaína.

José Alencar dos Santos, de 38 anos, morador do bairro Tributo, que frequenta o CAPS AD há dois anos, ficou feliz com a visita. “Passava aqui na frente, mas jamais imaginei entrar”, aponta. Participante assíduo das oficinas de artesanato e dos grupos terapêuticos, José afirma o CAPS se tornou sua segunda família.           

“Podem existir fatores genéticos ligados aos distúrbios, mas é fato também que muitas vezes eles são excluídos da sociedade. Por isso, além do atendimento clínico em regime de atenção diária, desenvolvemos atividades através do trabalho, atividades de lazer e exercício dos direitos civis”, explica Janaína Schlickmann de Souza, psicóloga e gerente de Saúde Mental do Município.

Programação de Natal dos CAPS

Festa de Natal CAPS II (portadores de Transtornos mentais graves e persistentes maiores de 18 anos) - Dia 06 de dezembro a partir das 10h na Sede do Pinheirinho.

Festa de Natal CAPS ad (portadores de Transtornos decorrentes ao uso e abuso de álcool e outras drogas maiores de 18 anos) - Dia: 07 de dezembro, a partir das 10h na Sede do Pinheirinho.

Festa de Natal CAPS i (infanto-juvenil, portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas até 18 anos) - Dia: 14 de dezembro, a partir das 10h na Sede do Pinheirinho.

Nestes dias os programas estarão fechadas para atendimentos externos, pois os usuários e equipes estarão participando da Confraternização de Natal. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages