Após 22 anos, Grêmio é campeão, ou melhor, tricampeão da América

Clube gaúcho vence Lanús, da Argentina, por 2 a 1 e levanta a terceira taça da Libertadores da América de sua história e se iguala a São Paulo e Santos.

Por MAURÍCIO SANTOS do LD ESPORTES,
em Lages/SC

📷 Festa do título entrou madrugada adentro na praça Joca Neves, em Lages. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

U
m seleto grupo ganhou um novo integrante na noite desta quarta-feira (29). É o grupo de times brasileiros tricampeões da Libertadores da América, que até então contava apenas com os paulistas São Paulo e Santos, agora também recebe o Grêmio que conquistou o seu tricampeonato após 22 anos ao vencer o Lanús, na Argentina, pelo placar de 2 a 1, gols de Fernandinho e Luan. Sand, descontou para os argentinos.

  
O jogo

📷 Luan comemora gol, o segundo do Grêmio na vitória por 2 a 1 na Argentina. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

A conquista levou uma verdadeira multidão de azul, preto e branco tomar as ruas de diversas cidades do Brasil e do Mundo, e em Lages não seria diferente. Na praça Joca Neves, mais de 1 mil torcedores acompanharam a partida em um telão de LED montado na Concha Acústica da praça com transmissão ao vivo da partida, a cada lance, os nervos ficavam à flor da pele, e os ânimos começaram a se acalmar quando Fernandinho abriu o placar após um erro no meio de campo por parte da equipe argentina. Luan deu mais uma boa dose de tranquilidade ao ampliar o resultado ainda na primeira etapa.

Na segunda etapa, o Grêmio recuou e aguardava um erro dos argentinos, mas quem errou primeiro foi Jaílson que cometeu pênalti em Acosta. Sand foi para a cobrança e deslocou Grohe que foi para o lado esquerdo e a bola para o lado direito, diminuindo o placar num momento em que o Lanús jogava melhor que o time gaúcho.

📷 Jogadores levantam a taça da Libertadores da América. (Foto: Gustavo Garello / AP)

Pra aumentar ainda mais a emoção, o Grêmio teve um jogador expulso, Ramiro fez falta e levou cartão amarelo, mas reclamou e acabou sendo expulso pelo árbitro paraguaio. Mas mesmo com um a menos, o Grêmio que já estava recuado ficou ainda mais, tanto é que o goleiro do Lanús já estava no meio-campo, e foi num contra-ataque que quase saiu o terceiro gol do Grêmio, Fernandinho achou Luan livre na direita, o craque deu uma cavadinha como já havia feito no segundo gol, mas desta vez a bola saiu para fora e foi isso, o Grêmio sem levar grande perigo mais, administrou o placar até os 50 minutos da segunda etapa, quando enfim, pode soltar o grito de campeão da Libertadores da América 2017.


Em Lages, a festa na Joca Neves que já contava com mais de mil pessoas assistindo o jogo, e começou a receber torcedores de todos os cantos da cidade, dando congestionamento na própria carreata. Estima-se que mais de sete mil pessoas foram comemorar o título do clube gaúcho. Por onde se olhava havia torcedores cantando, gritando e vibrando com o título que há mais de duas décadas o Grêmio não conquistava. Festa, muita festa, e agora é ficar na contagem regressiva para o Mundial de Clubes FIFA que ocorre em menos de um mês. O time comandado por Renato Gaúcho entra na fase semifinal e se passar pode encarar na final o todo o poderoso Real Madrid do craque Cristiano Ronaldo.

A caminhada até o título

O Grêmio estreou na fase de grupos da Libertadores da América no dia 9 de março em jogo fora de casa contra o desconhecido Zamora e estreou bem com gols de Léo Moura e Luan, o time saía com a vitória na estreia. Depois viriam uma vitória por 3 a 2 sobre o Deportes Iquique, do Chile, e um empate em 1 a 1 no Paraguai contra o Guaraní. No returno, goleada contra o próprio Guaraní, na Arena do Grêmio por 4 a 1 e a primeira derrota na competição saiu no jogo fora de casa contra o Deportes Iquique e pra fechar a primeira fase, uma goleada por 4 a 0 contra o Zamora.

Nas oitavas de final, o Grêmio encarou o Godoy Cruz, da Argentina, e avançou às quartas com duas vitórias, uma fora de casa por 1 a 0 e a outra por 2 a 1 na Arena, com a classificação o time gaúcho encarou um confronto nacional contra o Botafogo e após dois jogos pegados, o clube avançou com um empate em 0 a 0 no Rio de Janeiro e uma vitória magra por 1 a 0 em Porto Alegre.

A classificação à semifinal contra aquele que já havia sido carrasco de dois clubes brasileiros na competição (Palmeiras e Santos), o Grêmio não tomou conhecimento do Barcelona de Guayaquil e simplesmente atropelou em jogo no Equador, show de Luan que marcou dois na vitória por 3 a 0. Em Porto Alegre, a derrota por 1 a 0 não foi o suficiente para classificar a equipe equatoriana e muito menos para abalar o time bem treinado de Renato.

A grande final

Com a classificação à final garantida, a torcida gremista sabia que daria um argentino na final, afinal, Lanús e River Plate decidiram a outra semifinal e em um segundo jogo emocionante e um tanto quanto polêmico, o Lanús avançou ao vencer por 4 a 2 de virada o River.

Na final, Lanús fez um jogo equilibrado em Porto Alegre, mas criou algumas chances porque a equipe do Grêmio não fez uma das suas melhores apresentações, tanto que o gol saiu apenas no final da partida em jogada de dois atletas que saíram do banco na partida, Jael de cabeça ajeitou para Cícero chegar e antecipar do goleiro e mandar para o fundo do gol.


Com a vitória, o Grêmio precisava apenas empatar que garantia o tricampeonato, mas fez mais no segundo jogo, em um primeiro tempo impecável e irreparável, Fernandinho e Luan construíram o cenário para a festa do título que fez Renato Gaúcho entrar para a história do futebol brasileiro ao ter sido o primeiro a ser campeão da Libertadores da América tanto na carreira de técnico como na carreira de jogador – ele conquistou pelo próprio Grêmio, a primeira taça do clube em 1983. 

📷 Festa tricolor na praça Joca Neves, em Lages. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)
📷 Torcedores festejam título da Libertadores da América. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

📷 Torcida gremista comemora o tricampeonato da Libertadores da América. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages