Inicia credenciamento de empresas com interesse em participar do Pavilages

A prefeitura subsidiará parte dos custos com as obras, um percentual estimado em 20% a 30%, e o restante será custeado pelos proprietários de imóveis lindeiros às vias públicas municipais.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Carlos Alberto Becker / ASCOM PML

A
prefeitura de Lages, através da Secretaria de Planejamento e Obras, anuncia que a partir desta sexta-feira (20 de outubro), estará aberto o processo de credenciamento de empresas que pretendem participar do Programa Municipal de Pavimentação Comunitária – Pavilages, para execução de serviços de pavimentação de vias públicas e obras complementares de infraestrutura urbana.

Poderá ser executado na forma de pavimentação asfáltica, lajotas, blocos de concreto, paralelepípedo, ou outros materiais com certificação comprovada e aprovada pelo Município.

A prefeitura subsidiará parte dos custos com as obras, um percentual estimado em 20% a 30%, e o restante será custeado pelos proprietários de imóveis lindeiros às vias públicas municipais. Serão priorizadas pelo programa ruas residenciais, ou com menor fluxo de veículos. As pavimentações das vias mais movimentadas, algumas já em execução, estão sendo totalmente custeadas pela prefeitura.

De acordo com o secretário Clayton Bortoluzzi, após o conhecimento das empresas credenciadas, serão realizadas reuniões nas Associações de Moradores de cada bairro para averiguar a aceitação da comunidade, repassando os respectivos valores investidos e adesão ao Pavilages. “Temos uma grande demanda, em todos os bairros. O programa já está em andamento, com algumas reuniões realizadas, e com certeza vai melhorar a qualidade de vida destas pessoas e não sobrecarregar o poder público, que não teria condições de arcar com todas as despesas”, diz Clayton.

Outras obras de pavimentação na cidade

Além do início da execução do Pavilages, o Município também está sendo contemplado com projetos de pavimentação de um conjunto de cerca de 70 ruas, incluindo vias por onde passam itinerários do transporte coletivo urbano e também onde se localizam Unidades Básicas de Saúde, Centros de Educação Municipal Infantil (Ceims), Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), entre outros órgãos públicos.

Um exemplo é a Rua Jorge Arruda, do bairro Universitário, onde estão sendo realizados serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, revitalização dos passeios em paver e assentamento dos meios-fios. O valor total desta obra foi orçado em aproximadamente R$ 240 mil, sendo financiado junto ao Fundo Social, através da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). A obra está sendo executada pela empresa AS Construtora e tem um prazo para estar concluída até o final do ano.

Os moradores da rua comemoram a chegada do maquinário, segundo eles, esperado há muitos anos. “Estamos muito felizes com esta obra, pois a poeira nos incomodava bastante. Tive problemas de saúde agravados, com renite e inflamação na garganta por causa desta situação”, conta Dautina Claudino, que mora na rua há cerca de 47 anos.


A senhora Telvina Oliveira de Sá, juntamente com sua filha Joseane, que são vizinhas na Rua Jorge Arruda, também não contiveram a expressão de alegria quando perceberam o início da obra. “Era muito difícil conviver com o barro e a poeira. No verão a gente nem conseguia abrir a janela”, relatam. Assim como a senhora Adelina Rodrigueiro, moradora do bairro há 12 anos. “Todo dia agradeço por termos nossos pedidos atendidos. Fizemos uma reunião com o prefeito Ceron, e logo a obra saiu do papel”, afirma.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Proprietário de padaria é morto após tentativa de assalto em Lages