Horário de verão começa neste domingo (15)

Moradores de dez estados e o Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora à meia-noite deste domingo.

Por LD,
em Lages/SC

📷 Maurício Santos / Arquivo Lages Diário

A
pós ser quase extinto pelo governo federal, o Horário de Verão ganhou pelo menos mais um ano e deverá iniciar à meia-noite deste domingo (15), em dez estados e mais o Distrito Federal.

A medida valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e ficará em vigor até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Em relação ao fuso horário, a região Leste do Amazonas e nos estados do Amapá e Roraima, ambos ficarão com duas horas de atraso em relação à Brasília. Já o Oeste do Amazonas e o estado do Acre, ficarão três horas atrás em relação ao horário oficial de Brasília.

Desde 2008, o Horário de Verão tem dias determinados para iniciar e terminar, sempre começando no terceiro domingo de outubro e encerrando-se no terceiro domingo de fevereiro, caso este não caia no feriado de Carnaval, caso isso ocorra, o término do horário diferenciado será transferido para o domingo seguinte.

O fim do horário de verão

O Horário de Verão tem como principal objetivo diminuir o consumo de energia elétrica no país em função do maior aproveitamento do período da luz solar, porém, neste ano, o Ministério de Minas e Energia encaminhou um relatório ao governo federal que recomendava que o horário fosse extinto, já que não estava mais justificando o seu funcionamento devido ao consumo maior não ter mais relação com a luz do dia, mas sim a temperatura.


Como neste ano, o Brasil vem enfrentando períodos de estiagem, o que fez diminuir consideravelmente os reservatórios, e obrigando ao governo comprar energia através de termelétricas e até mesmo importar energia de países vizinhos, fez com que o Horário de Verão fosse mantido para 2017, mas já informou que em 2018, o horário diferenciado será analisado. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages