Circuito Estadual de Cinema Infantil chega a Lages

Teatro Marajoara será palco das exibições de sete curtas para a criançada.

Por ASCOM FCL,
em Lages/SC

📷 Divulgação

O
Circuito Estadual de Cinema Infantil chega a Lages nos dias 16, 17 e 18 de outubro com sessões gratuitas matutinas e vespertinas no Teatro Municipal Marajoara para crianças da rede pública de ensino. O evento surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para os outros municípios catarinenses.

O primeiro ano da Mostra de Cinema Infantil foi em 2002, em Florianópolis, de lá para cá o evento cresceu em proporções e desde 2010 os organizadores produzem DVDs com recursos de Libras e Audiodescrição, para acessibilidade por parte de deficientes auditivos e visuais, e distribuídos gratuitamente para gestores culturais realizarem Mostras de Cinema Infantil em seus municípios. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura.    

Coordenador do Circuito em Lages, Celso Cruz, diz que a Fundação Cultural de Lages (FCL) é a responsável pela etapa na cidade. “A Fundação Cultural sempre participa dos projetos de extensão de festivais de cinema como o FAM (Festival Audiovisual do Mercosul), por exemplo, e agora vamos exibir curtas infantis da Mostra de Cinema Infantil que há mais de dez anos movimenta Florianópolis e o Estado”, comenta.

Para o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, a Fundação Cultural se associou à Mostra de Cinema Infantil para contemplar as ações que Lages propõe à cultura. “Temos trabalhado para que todas as áreas das artes sejam atingidas, é um processo lento e trabalhoso, mas ações pequenas como a exibição de curtas infantis somam-se a outras atividades que temos executado e aos poucos vamos atingindo nossos objetivos”, ressalta.

Veja a lista dos filmes e suas sinopses que serão exibidos no Teatro Marajoara de 16 a 18 de outubro (as sessões iniciam às 10h e 15h, com uma hora de duração cada):

- O jovem príncipe, de Ducca Rios, animação (2015):
O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei e o Rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum. No fim, opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência (O Rei se surpreende, mas logo depois sorri).

- H20BBY, Flávia Lopes Trevisan, animação (2015):
Hobby é um cachorrinho muito curioso que encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. No entanto, com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. Será que Hobby conseguirá mantê-la?

- Virando Gente, Analúcia Godoi, animação (2015):
Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.

- O Melhor Som do Mundo, Pedro Paulo de Andrade, ficção (2015):
Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto, nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.

- No Fim da Trama, de Patrícia Monegatto, ficção (2016):
Léo, um menino de dez anos, está apreensivo. É dia de São João e ele foi nomeado o condutor da dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela, seu par, Léo tenta resistir à pressão exterior e recordar-se de cada passo, para que cada gesto ensaiado saia perfeito. Um passo em falso pode travar a fita, interromper a dança e por um fim na trama.

- Meninos e Reis, de Gabriela Romeu, documentário, (2016):
Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reinados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.

Serviço:

Evento: Circuito Estadual de Cinema Infantil
Local: Teatro Municipal Marajoara
Data: 16, 17 e 18 de outubro;
Horários: das 10h às 11h e das 15h às 16h
Público: destinado para escolas da rede pública de ensino


PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Colisão traseira faz carro capotar na avenida Dom Pedro II, em Lages; veja vídeo