Base dos Jasc, garotos do Handebol de Lages acumulam conquistas e se consolidam no Estado

A HandLages conquistou na manhã de ontem, sexta-feira (13), a medalha de ouro na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc).

Por PABLO GOMES da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Antônio Prado / FESPORTE

O
handebol masculino de Lages segue a doce rotina de conquistas. Só nos últimos dois anos, a modalidade foi campeã em quatro competições estaduais, formando uma base bastante sólida para campeonatos de maior abrangência e competitividade já a curto e médio prazo.

A mais recente conquista ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 13, na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), em Rio do Sul. Em um jogo com direito a empate no último minuto do tempo normal e disputa na prorrogação, os garotos de Lages, com idades entre 14 e 16 anos, venceram a poderosa seleção de Itajaí por 29 a 28 e garantiram a primeira medalha de ouro para Lages em uma modalidade coletiva nos 17 anos de história da Olesc.

Em 2015, Lages conquistou o título dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na categoria 12 a 14 anos, com os alunos da Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos. Já em 2016 e 2017, foi a vez do Colégio Industrial conquistar o bicampeonato nos mesmos Jesc, mas na categoria 15 a 17 anos.

Agora, com a conquista da seleção da cidade na categoria 14 a 16 da Olesc, significa dizer que, desde 2015, Lages tem o melhor handebol do Estado na faixa etária de 12 a 17 anos, superando tradicionais gigantes da modalidade, como Blumenau, Caçador, Criciúma, Itajaí e São José, o que representa uma grande esperança para as próximas edições da principal competição esportiva, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Time vice-campeão dos Joguinhos representará Lages nos Jasc

Como os campeões da Olesc já disputaram o limite máximo de duas competições oficiais da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) neste ano, o handebol masculino de Lages será representado nos Jasc, de 3 a 11 de novembro, pelos garotos que conquistaram a medalha de prata nos Joguinhos Abertos, em julho, em Caçador.

"Essa será a base do nosso time, com uma média de idade de 18 a 19 anos. Apenas uns quatro ou cinco atletas terão mais de 20. O nível dos Jasc é muito alto, com equipes consideradas potências nacionais, como Itajaí. Vamos colocar os nossos jovens para dar experiência e, nos próximos anos, teremos condições de brigar em igualdade contra os grandes para buscar medalhas nos Jasc", diz Marlon Beretta, técnico campeão da Olesc, auxiliado por Schalom Santos, e que comandará também a equipe dos Jasc.

Associação mantém escolinhas formadoras de campeões nos bairros


Todas as recentes conquistas do jovem handebol masculino lageano é fruto do trabalho e dedicação da Hand Lages, associação que administra dez escolinhas nos bairros da cidade e atende, gratuitamente, 700 crianças de sete a 15 anos. Para os próximos dois anos, a meta é chegar a mil jovens, o que fará de Lages um dos maiores celeiros de handebol no Brasil. A Prefeitura de Lages é parceira e apoia o desenvolvimento do esporte na cidade.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages