Semana Nacional do Trânsito abre com um dia inteiro dedicado aos motoristas sobre duas rodas

Diferentemente de em todo o país, em Lages, a programação terá dois dias a mais, sendo a partir desta segunda-feira (18) e segue até a quarta-feira (27).

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Toninho Vieira / ASCOM PML

N
o Brasil, a cada dez acidentes, sete envolvem motociclistas. Um compacto de serviços de prevenção e atendimento básico está à disposição especialmente dos motociclistas em Lages durante manhã e tarde desta segunda-feira (18), primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito, que prossegue até dia 25 de setembro, com atividades desenvolvidas em todo o país. Os motoristas podem se deslocar até o pátio da Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários/Conselho Tutelar, situados na Avenida Presidente Vargas, ao lado da empresa Sens Automóveis e Pneus e usufruir gratuitamente de todos os benefícios nesta data totalmente idealizada para tal finalidade.

A Coordenação de Segurança e Trânsito/Diretran preparou, com ajuda de empresas e instituições parceiras, uma programação diversificada, que vai desde a orientação através da distribuição de panfletos, passando por palestras em escolas, intervenções em locais públicos de grande circulação, direcionamentos com pista educativa para crianças e adolescentes, e exposição de frases no Lages Garden Shopping. Uma gama de materiais impressos estão sendo entregues, com apontamentos sobre os novos valores de multas para ultrapassagem pelo acostamento, direção sob influência de bebida alcoólica, condutor ou passageiro sem cinto de segurança, estacionamento em desacordo com a regulamentação, recusa ao teste do bafômetro (etilômetro) e dicas para motorista, ao motociclista, ciclista e pedestre.  

O representante comercial, Luciano Pessoa Cruz, 26 anos, estava de moto no cruzamento das avenidas Brasil e Presidente Vargas no início da tarde desta segunda-feira. Parado no semáforo, ele recebeu um panfleto de orientação, das mãos de profissionais da Diretran. “Eu achei essa abordagem bem legal mesmo. Vou dar uma passadinha ali na concentração dos serviços. Eu nunca sofri nenhum acidente de moto e tomo as devidas precauções. Temos de ter atenção e andar atrás dos outros carros, pois o trânsito é complicado”, avalia o condutor.

📷 Luciano Pessoa Cruz. (Foto: Toninho Vieira / ASCOM PML)

Tudo depende da escolha que pode levar milésimos de segundos

Este ano, o tema da Semana Nacional é “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito” e localmente estão sendo os seguintes serviços: orientações prestadas pela Secretaria da Saúde por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com nutricionistas; informações sobre doação de sangue, pelo Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em campanha educativa; inspeção mecânica para a moto, feita pela empresa parceira Dorvalino Motos/Honda, com revisão de pneus, correntes, velas, escapamento, complemento de óleo e entrega de brindes (óleo e boné); doação de óleo pelo parceiro dos Postos Ipiranga, e instrução prática de condução de motos, comportamento no trânsito e condução defensiva ministrada por monitor do parceiro Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Os parceiros da Semana do Trânsito em Lages são Secretaria Municipal da Saúde, Polícias Militar (PM) e Civil/Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Hemosc, Sest/Senat, Dorvalino Motos e Rádio Clube.

Em Lages, milhares de folders estão sendo entregues em pontos estratégicos para o público-alvo: entregadores de pizza, lanches, medicamentos, autopeças e materiais elétricos, mototaxistas e office-boys. E embora a abertura tenha sido em uma segunda-feira, quando geralmente as pessoas têm de resolver pendências acumuladas, a adesão ao evento foi significativa. A gerente de Educação de Trânsito, Fátima de Souza, relembra que a abertura foi bem divulgada e a repercussão em forma de presença é resultado da conscientização do próprio motociclista, além da entrega de brindes. “Um trabalho voltado à prevenção de acidentes. Ressaltamos que até dia 25 teremos atividades praticamente todos os dias, nas escolas, universidades e no Centro. E esta semana iremos iniciar a entrega dos tablets doados pela Receita Federal, para os multiplicadores de educação de trânsito nas escolas”, pontua a gerente.  

O veículo de equilíbrio dinâmico

O instrutor teórico e prático do Sest/Senat, Cláudio Werlich, está atuando diretamente no evento. Além do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata, em artigos específicos, de motocicleta, há resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acerca de condução e homologação. Atualmente existem 685 resoluções gerais. “E nós que trabalhamos com instrução temos de estar atentos às noções que as resoluções nos passam para direcionarmos aos nossos alunos”, pondera o professor, enfatizando que os acidentes com motocicletas superaram os que envolvem pedestres e ciclistas há muito tempo. “Por isso damos atenção específica aos condutores de motocicletas para que não se tornem vítimas. É um veículo muito legal, ágil e econômico, mas temos de ter cuidado, pois é um veículo de equilíbrio dinâmico.” Os veículos com quatro rodas ou mais são de equilíbrio estático e o treinamento para uso da moto é essencial.

Para o especialista, como ocorre em todo lugar, em Lages não é diferente, e os motociclistas pecam na imprudência. Portanto, 75% dos acidentes são causados por ação direta ao condutor: falta de sinalização ao fazer conversão, uso do capacete desafivelado, e excesso de velocidade porque possibilita uma chegada mais rápida entre aspas, pois o acidente pode ser gravíssimo. Um acidente com a moto parada já pode provocar lesões graves, como fratura.

Agenda

18/09 (segunda) -
Das 9h às 17h - Atividades aos motociclistas

Dia 19/09 (terça) -
Pela manhã - Conscientização na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Juscelino Kubitschek de Oliveira, bairro Santa Maria
13h30min - Palestra e pista educativa no Centro de Educação Cristã (CEC)

Dia 20/09 (quarta-feira) -
Das 11h às 13h - Panfletagem no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV)

Dia 21/09 (quinta-feira) -
Das 18h ás 19h30min - Panfletagem na Uniplac

Dia 22/09 (sexta-feira) - 
Das 18h às 19h30min - Panfletagem na Unifacvest
Dia inteiro - Palestra e pista educativa na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Visconde de Cairú, bairro Vila Nova

Dia 23/09 (sábado) -
Das 10h às 12h - Panfletagem no Calçadão da Praça João Costa e Palhaço Tremendão com sua turma

Dia 24/09 (domingo) -
Das 11h às 14h - Panfletagem no Lages Garden Shopping

Dia 25/09 (segunda-feira) -
Das 10h às 12h e das 14h às 17h - Panfletagem no Terminal Urbano

Dia 27/09 (quarta-feira) -

Às 9h e às 15h - Pista educativa e conversa no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Filhos dos Funcionários, Centro

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages