Saúde promove 3º Simpósio de Saúde Mental da Serra Catarinense

A ação integra a Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo orientar e prevenir a população sobre o suícidio.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

D
urante o mês de setembro, a Secretaria Municipal da Saúdes, através dos Programas de Saúde Mental (Capsi, CapsII, CapsAd e Paps), está realizando uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública, mas ainda tratado como tabu por grande parte da sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser evitados, caso a pessoa tivesse buscado ajuda.

Ao longo desta quarta-feira (20), cerca de 120 profissionais da saúde dos municípios da região serrana participam do 3º Simpósio de Saúde Mental da Serra Catarinense. “Nossos profissionais podem auxiliar os familiares a identificar os sinais de alguém com tendências suicidas e isso poderá também contribuir para as abordagens e o tratamento necessário”, destacou a secretária de Saúde, Odila Waldrich, na abertura do evento que acontece em um dos auditórios do Parque Órion.

Com o tema “Suicídio: um Problema de Saúde Pública”, a professora e coordenadora da Saúde Mental de Criciúma, Ana Losso, abriu os debates apontando que o suicídio já é considerado a segunda causa de morte entre jovens com idade de 15 aos 29 anos. “Nos últimos anos observou-se que antes a incidência de suicídio era maior entre pessoas mais maduras, mas está migrando para os mais jovens, independentemente das classes econômicas ou sociais”, assinalou Losso.

Debate no Ifsc

No próximo dia 26, às 16h, a Gerência de Saúde Mental, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), realizará um debate aberto com alunos e familiares. O objetivo, de acordo a gerente de Saúde Mental, Janaina Schlickmann de Souza, será prestar esclarecimentos sobre o tema e apresentar os dispositivos de tratamento existentes no município.

Caminhada Setembro Amarelo


E para encerrar as ações alusivas ao Setembro Amarelo, no dia 29, os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Atenção Básica realizarão, a partir das 17h, uma caminhada, com saída na frente da prefeitura de Lages, em direção ao Parque Jonas Ramos (Tanque), onde serão realizadas atividades físicas com os participantes. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages