Salão do Livro: Rodrigo Casarin falou de como atua com o jornalismo literário

Com seu blog no UOL e coluna no Jornal Rascunho, ele trabalha com produções relacionadas à literatura

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Fabricio Furtado / ASCOM PML

A
mantes do jornalismo e da literatura puderam conhecer um pouco de como Rodrigo Casarin uniu essas duas vertentes como profissão no 3º Salão do Livro da Serra Catarinense. Com mediação de João Chiodini, o debate contou com a participação de alunos de comunicação e jornalismo no palco da concha acústica da Praça Joca Neves.


Jornalista e pós-graduado em Jornalismo Literário, Rodrigo atua como freelancer escrevendo sobre literatura com um blog no UOL e colunas no Jornal Rascunho. Com diferentes teores de escrita, Rodrigo afirma que para o Rascunho ele procura escrever uma resenha para discutir literatura a quem já gosta de literatura, enquanto no UOL a intuição é de fazer com que as pessoas se interessem pelos livros. "Mostrar como o livro pode ser legal, como o livro pode ser interessante, um meio de divertimento", destaca Rodrigo.

Ele começou no meio literário trabalhando em uma editora escrevendo biografias e livros de memórias empresariais. Hoje, desenvolvendo o seu trabalho em casa, ele é elogiado pela sua ética na prática jornalística e aconselha àqueles que querem seguir essa área, com produções de blogs e participações em oportunidades que surgirem. 

Após o debate, mais dois lançamentos de obras de autores da região aconteceu. O escritor Volni José Garcia apresentou o livro "Rio Vermelho" e os professores de educação física, Paulo Falk e Dyane Pereira mostraram para o público presente "O Gibi do Jogador de Futebol". 

Durante o dia, o Grupo GATS realizou suas apresentações "Ômega, O Mago" e "Vanu, o vampiro atrapalhado". Ainda, a apresentação de gaita com Cassiano Soares e a Invernada Artística Mirim do CTG Barbicacho Colorado. Com diversos produtos à venda, a Feirinha de Artes e Artesanato também esteve presente. 

O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense acontece de 11 a 17 de setembro na Praça Joca Neves. Entre as programações artísticas nas manhãs e tardes, o público poderá encontrar livros de diversos estilos a preços promocionais e palestras noturnas com nomes como Ronald Augusto. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Fundação Cultural de Lages pelo endereço http://cultura.lages.sc.gov.br/salao-do-livro ou pela fan page no facebook https://www.facebook.com/FundacaoCulturaLages/

O evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ambev, tem o apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Hotel Fazenda Boqueirão, Câmara Catarinense do Livro e Associação Lageana dos Escritores e é uma realização da Prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e Ministério da Cultura.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages