Salão do Livro: literatura, quadrinhos e cinema em debate com Lourenço Mutarelli

Sob mediação de Rodrigo Casarin, o Multiartista transpassa ao público seus pensamentos acerca de suas produções..

Por ASCOM FCL,
em Lages/SC

📷 Gisele Urnau / ASCOM FCL

Q
uinta (15) foi dia de Lourenço Mutarelli passar seus conhecimentos para o público do 3º Salão do Livro da Serra Catarinense, na Praça Joca Neves. O debate foi mediado por Rodrigo Casarin com direcionamento nos temas literatura, quadrinhos e cinema.

Escritor, quadrinista, artista gráfico, dramaturgo, roteirista e ator; ele carrega na bagagem um acervo cultural com produções e trabalhos conquistadores de público mesmo sendo um trabalho terapeuta a si.

Quando questionado perante as adaptações de seus trabalhos, aponta que após escrito o livro não é mais seu e sim do leitor. Ele, que não busca retorno financeiro da literatura que produz, diz que escreve como uma forma de tratamento e reflexão. “Não consigo pensar mais profundamente do que quando estou escrevendo. É uma forma de me aprofundar em questões para mim mesmo”, destaca. Para Mutarelli, esse é o valor da escrita.

Além de tudo, esse grande artista transmite um pouco de suas considerações dando aulas a quem quer aprender com essa mala que transborda cultura. Porém, suas instruções não são voltadas a ensinar escrever, pois segundo o autor, isso não é possível, mas sim “mostrar que ela já sabe, mesmo que não acredite” e acrescenta que toda pessoa é criativa, que “toda pessoa que sonha, escreve”.

O dia ainda contou com os lançamentos dos livros de autores da Serra Catarinense. Edlamar Paes Sá de Souza lançou “O Amanhecer de Cada Dia”; Airto Madruga da Silva com seu livro “Leão Baio- o Xerife da Selva” e Daniel Gaio Seroiska com “A Resposta dos Dados”.

O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense acontece de 11 a 17 de setembro, na Praça Joca Neves. Entre as programações artísticas nas manhãs e tardes, o público poderá encontrar livros de diversos estilos a preços promocionais e palestras noturnas com nomes como Lourenço Muttarelli e Raohael Draccon com Carolina Munhóz. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Fundação Cultural de Lages pelo endereço http://cultura.lages.sc.gov.br/salao-do-livro ou pela fan page no facebook https://www.facebook.com/FundacaoCulturaLages/.


O evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ambev, tem o apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Hotel Fazenda Boqueirão, Câmara Catarinense do Livro e Associação Lageana dos Escritores e é uma realização da Prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e Ministério da Cultura.

ENQUTE: VOCÊ É A FAVOR DA EXTINÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO?

Você é a favor da extinção do horário de verão?
Sim
Não

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?