Postos de vacinação abrem neste sábado no Dia D da campanha de multivacinação

A campanha vai até o dia 22 de setembro, e estarão à disposição 16 tipos de vacinas para completar a imunização de crianças e adolescentes.

Por SECOM SES,
em Florianópolis/SC

📷 Ilustrativa / Divulgação

N
este sábado, 16 de setembro, os postos de vacinação da rede pública de saúde de Santa Catarina estarão abertos das 8h às 17h para o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes. Iniciada no último dia 11, a campanha vai até o dia 22 de setembro, em todo o país. No total, 16 vacinas estarão à disposição para completar a imunização de crianças e adolescentes contra doenças como sarampo, caxumba, varicela, rubéola, poliomielite, tétano, coqueluche, meningite C e HPV. 

Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer a uma das 1,2 mil salas de vacina da rede pública de saúde do Estado com a caderneta de vacinação. Após avaliação, aqueles que não tenham tomado alguma vacina indicada para sua faixa etária, ou que precisem completar o esquema de doses, serão imunizados. Considerando os dados acumulados até o momento e as vacinas que apresentam os índices mais baixos de cobertura em Santa Catarina, em torno de 60 mil crianças devem receber as vacinas contra hepatite A, rotavírus, meningite C e pólio ainda este ano. 

“Em relação aos adolescentes, a baixa adesão às vacinas Meningocócica C conjugada e HPV é preocupante, especialmente daqueles novos grupos e faixas etárias incluídas este ano no calendário de vacinação”, diz Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC).

Ela refere-se aos 152.434 adolescentes de 12 e 13 anos que ainda não tomaram a vacina Meningo C e aos 106.449 meninos entre 11 e 14 anos que precisam receber a vacina contra o HPV ainda este ano. “Se os pais ou responsáveis estiverem em dúvida quanto à atualização, recomendamos que compareçam a uma sala de vacina para que o profissional faça a devida avaliação”, reforça Vanessa.

Em torno de 1,2 milhão de doses de vacinas, recebidas do Ministério da Saúde, foram enviadas para as Gerências Regionais de Saúde e para os municípios para a Campanha de Multivacinação. A distribuição já está normalizada em todo o Estado, superando o período de desabastecimento das vacinas Pentavalente e Rotavírus humano ocorrido este ano.

O Dia D da campanha envolverá atuação de cerca de 4,5 mil profissionais de saúde dos 295 municípios catarinenses, além da equipe estadual.


Saiba mais sobre a campanha e onde encontrar uma sala de vacina em www.dive.sc.gov.br/multivacinacao.

Confira quais vacinas são oferecidas durante a Campanha de Multivacinação e as faixas etárias alvo correspondentes:

• BCG (formas graves de tuberculose) – menores de 5 anos;
• Hepatite A – menores de 5 anos;
• Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B) – menores de 7 anos;
• Hepatite B – crianças de até 30 dias de idade; crianças e adolescentes entre 7 anos e menores de 15 anos; 
• VIP (vacina inativada contra a poliomielite)– menores de 5 anos;

ENQUTE: VOCÊ É A FAVOR DA EXTINÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO?

Você é a favor da extinção do horário de verão?
Sim
Não

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?