Governo decide manter horário de verão para este ano

Decisão foi comunicada pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.
Horário de verão começa no dia 15 de outubro e segue até o dia 19 de fevereiro de 2018

Por LD,
em Lages/SC

📷 Horário diferenciado será adotado neste ano, a partir do dia 15 de outubro. (Foto: Maurício Santos / Arquivo / Lages Diário)

N
esta segunda-feira (25), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou que o horário de verão será mantido neste ano, sendo assim, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deverão no dia 15 de outubro, adiantar os relógios em uma hora. Anteriormente, o governo estudava a possibilidade de extinguir com o horário diferenciado, já que sua função de economizar energia nos horários de pico entre às 18h e 21h teriam se tornado praticamente nulo.

O horário de verão surgiu ainda no primeiro governo de Getúlio Vargas, em 1932, e foi sendo adotado em períodos não consecutivos, e a partir de 1985 foi adotado em todos os anos. Desde 2008, o período do horário foi padronizado, sendo o seu início sempre no terceiro domingo de outubro e encerrando no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Como nos últimos meses, o Brasil vem sofrendo com a chuva escassa em algumas regiões, o que ocasionou a redução dos níveis de armazenamento de água nas represas das hidrelétricas e o governo vem adotando medidas para garantir a oferta de eletricidade, entre elas o aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina, com isso, mesmo que pequena a economia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.

A extinção ainda será discutida para o próximo ano. O governo deve fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o horário diferenciado para os próximos anos.


PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages