Alunos da Educação de Trânsito produzem mais de 300 frases enaltecendo a percepção sobre o respeito

O Lages Garden Shopping cedeu 12 painéis para que frases sejam expostas em seu hall principal.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Divulgação

N
o mês passado, o Núcleo de Educação de Trânsito, da Coordenação de Segurança e Trânsito/Diretran, desenvolveu algo que viria a despertar o senso crítico de análise sobre a conduta do ser humano no trânsito. O desafio foi lançado junto às escolas participantes de suas iniciativas de orientação desde a base da cidadania, na faixa etária desde os seis anos. A ideia é que os estudantes produzissem frases alusivas às preocupações acerca do tema.

A Diretran foi surpreendida pela forte adesão dos alunos, com a produção superior a 300 frases, que passaram por uma compilação e serão divulgadas na medida do possível. Na recepção da sede administrativa da Diretran, localizada no segundo pavimento do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, uma das frases está exposta - “Cuidado quando for atravessar a rua, cuidado ao andar de moto ou carro. Você escolhe: a batida do carro ou a do seu coração. Tenha consciência, sua vida é importante!”, de autoria da aluna Stefanie Damasceno Brito, do 8º ano, turma 1, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Antônio Joaquim Henriques, no bairro Centenário. Já o Lages Garden Shopping cedeu 12 painéis para que frases sejam expostas em seu hall principal, com acesso às margens da BR-282. Poderão ser acessadas frase, autor, ano/série e nome da escola.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito, Fátima de Souza, os pontos mais recorrentes nas frases foram a importância do uso do cinto de segurança, respeito e parada em frente à faixa de pedestres, cumprimento à regra dos limites de velocidade e a infeliz combinação entre bebida alcoólica e direção. “Foi formada uma Comissão para selecionar as frases, pois eram centenas. Estamos satisfeitos com a noção que os mais jovens têm sobre as vidas que precisam ser preservadas todos os dias”, justifica a gerente. 

Nos dias 23 e 24 de setembro (sábado e domingo), a Diretran levará a pista educativa para dentro do shopping, das 13h às 19h, com a simulação de trânsito com uso de triciclos, e explicações sobre sinalização vertical e horizontal, significados das cores do semáforo, faixa de pedestre, uso do apito, entre outros tópicos.

Quatro mil beneficiados


Entre abril e meados de setembro deste ano, foram proferidas em torno de 130 palestras para cerca de quatro mil crianças e adolescentes, alunos do 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio das redes pública municipal e estadual e privada, a exemplo do Sigma e do Centro de Educação Cristã (CEC). Ao todo são mais de 40 instituições de ensino envolvidas. O trabalho está sendo iniciado aos menores, frequentadores dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). Além de palestras e formação de frases de impacto, os alunos são instigados pelos seus próprios professores a se manifestarem através de maquetes, aguçando sua criatividade. Um curso foi ministrado a cerca de 30 representantes docentes de instituições para que sejam multiplicadores aos professores de sala de aula, para que possam, de forma transversal, incluir o assunto “trânsito” em suas explanações, preparando quem ainda não sabe e não pode dirigir para esta realidade inevitável.

ENQUTE: VOCÊ É A FAVOR DA EXTINÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO?

Você é a favor da extinção do horário de verão?
Sim
Não

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?