Polícia Militar Ambiental atua em criação de javali em Lages

A PMA chegou ao local, no perímetro urbano de Lages, após denúncia.

Por CATARINAS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação

U
ma criação em cativeiro de javali foi encontrada no fim do mês de julho, no perímetro urbano da cidade de Lages pela Polícia Militar Ambiental (PMA), após denúncia. Participaram da ação um médico veterinário da Companhia de Integração e desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O animal adulto, com cerca de 80kg, estava sendo criado nos fundos de uma residência, no bairro Santa Catarina. O responsável pela criação será autuado administrativamente e também responderá na esfera criminal. 

Segundo o 1º Tenente Marco Antônio Marafon Junior, Subcomandante da Polícia Militar Ambiental em Lages, o javali é um animal exótico e não pode ser criado dessa forma. “No momento o animal é considerado uma praga e casos como esse devem ser denunciados para PMA, além de envolver saúde pública, pois, o javali pode transmitir várias doenças”. 

A Cidasc apreendeu e encaminhou o animal para um abatedouro onde será realizada uma inspeção e sacrifício sanitário. 

Atualmente, instalações, registro e funcionamento de toda e qualquer modalidade de criadouros de javalis no Brasil está suspensa por tempo indeterminado conforme indica o Art. 8º da Instrução Normativa nº 03/2013 do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


ENQUTE: VOCÊ É A FAVOR DA EXTINÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO?

Você é a favor da extinção do horário de verão?
Sim
Não

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?