Obra de implantação da rede coletora ao lado do CAIC deve ser concluída até final do mês

O responsável pela SEMASA, Jurandi Agustini, estará no bairro Santa Catarina nesta quinta-feira (10) verificando situações e ouvindo os moradores.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Ary Barbosa / ASCOM PML

A
previsão da empresa STC Engenharia, segundo informações da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), é de que a obra de implantação da rede coletora de resíduos de saneamento, em execução na rua Osvaldo Aranha, ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, deverá terminar até final de agosto.

Na manhã desta quarta-feira (9), operários e máquinas da empreiteira e colaboradores da empresa Águas do Planalto, terceirizada da Semasa, atuavam normalmente na obra. A passagem de veículos pelo local segue interditada. Esta é uma rede com extensão de cerca de 300 metros. A profundidade é de cinco a seis metros.

O responsável pela Semasa, Jurandi Agustini, informa que as obras, em sua totalidade, devem ser concluídas até final deste ano. O secretário lembra que, no passado, a obra esteve paralisada por praticamente oito meses. Os serviços foram retomados em janeiro de 2017. O atraso foi, de acordo com Agustini, devido a questões monetárias, outras relativas à Caixa Econômica Federal (CEF) e, mais recentemente, às chuvas torrenciais que atingiram Lages entre final de maio e início de junho. Na manhã desta quinta-feira (10), o secretário se deslocará até o bairro Santa Catarina para averiguar a procedência de algumas reclamações em torno da inundação de lotes de moradores.


No dia 2 de maio, quando havia boas condições de tempo, a empresa STC completava 50 dias de ocupação da rua Osvaldo Aranha com a abertura do leito da via pública para implantação da rede coletora de esgoto. De acordo com a empresa à época, o entrave na conclusão dos trabalhos se devia à declividade acentuada do terreno e à presença, naquele ponto, de um rochedo de arenito altamente compactado, a cinco metros de profundidade, em que houve a necessidade de detonação. Normalmente, a profundidade média para instalação de tubulação de PVC 250 milímetros, da rede coletora, é de 1,10 metro.  A primeira fase de retomada, em janeiro deste ano, compreende colocação de tubos para a implantação da rede de emissário geral a partir da avenida Aujor Luz, nas proximidades do Caic, seguindo-se pela rua Osvaldo Aranha até a rua Alcides Pereira de Andrade, com execução de uma elevatória para bombeamento do esgoto.

O que é o Complexo Araucária

Toda a rede será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Complexo Araucária, instalada na rua Lauro Francisco dos Santos, loteamento Araucária. A estação beneficiará oito bairros: Araucária, São Luiz, Santo Antônio, Santa Catarina, Centenário, Promorar, Santa Clara e Novo Milênio, abrangendo mais de 25 mil habitantes. A obra está orçada em cerca de R$ 25 milhões e será responsável pelo tratamento de mais de 60% do esgoto sanitário de toda a cidade, atualmente em 20%. 

O serviço atenderá aos moradores através da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, redes coletoras de resíduos, ligações domiciliares, estações elevatórias e a própria estação de tratamento em construção. No total serão 39 mil metros de extensão de redes implantadas, incluindo, ainda, transposição de riachos, sangas e canais urbanos. Ao longo de toda a rede do Complexo Araucária estão sendo implantados tubos de PVC de várias bitolas - 400, 300, 200, 250, 150 e 100 milímetros de diâmetro. Caixas de inspeção de rede também compõem o sistema. O esgoto tratado na moderna estação será despejado no rio totalmente despoluído.

Entre os agentes participantes das obras estão o Consórcio Araucária, STC Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda., Instituto Acordar, Caixa Econômica Federal (CEF), Ministério das Cidades, Semasa e Prefeitura. A contrapartida municipal é de cerca de 15%.

ENQUTE: VOCÊ É A FAVOR DA EXTINÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO?

Você é a favor da extinção do horário de verão?
Sim
Não

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?