“Veranico” dá lugar ao frio intenso na Serra Catarinense

Na madrugada de domingo para segunda-feira, temperaturas devem despencar e há chance de nevar em alguns pontos da Serra Catarinense.

Por MAURÍCIO SANTOS do LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Maurício Santos / Arquivo Lages Diário

O
calor que predominou na última semana em Santa Catarina, até mesmo na Serra Catarinense, estão com os dias contados, é porque a partir da próxima semana, o frio intenso típico da estação, o inverno, chegará ao Estado com força máxima e promete derrubar as temperaturas já na madrugada de domingo para segunda-feira (16 e 17), e as mínimas devem ficar em torno do 0ºC e até mesmo chegar ao negativo em alguns pontos da Serra Catarinense.

De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo começa a mudar durante o domingo (16), quando a previsão indica o aumento de nebulosidade em todas as regiões do Estado e a temperatura entrará em declínio, sendo que a mínima do dia deve ocorrer durante a noite, podendo próximo do 0ºC na Serra. Já a madrugada e manhã de segunda-feira (17), promete ser bastante fria. As mínimas devem ficar entre -2ºC e 0ºC, na Serra e também no Oeste catarinense.

Há chances no domingo e parte da madrugada e manhã de segunda-feira, de haver instabilidade, o que trará umidade, e isso é um fator que também influenciará na chance de nevar na Serra Catarinense, a chance existe, principalmente nas cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra na segunda-feira (17).

Frio no litoral

A massa de ar frio não derrubará as temperaturas apenas na Serra Catarinense, mas sim em todas as regiões do estado. No amanhecer de segunda-feira, as mínimas ficarão entre 3ºC e 6ºC, na região litorânea, com chance de geada isolada até mesmo nesta região.

Tempo seco, a partir de terça-feira (18)

A frente fria dará lugar ao tempo seco na terça-feira, mas a massa de ar frio não deixará o Estado. O sol aparecerá em todas as regiões, mas o frio vai se intensificar ainda mais. Para terça-feira, há chance de geada generalizada nas áreas altas do Oeste a Serra, com mínimas próxima do 0ºC e geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí, e região serrana da Grande Florianópolis.

Na quarta-feira, há previsão de geada ampla em Santa Catarina, inclusive nas cidades do Litoral. As temperaturas devem variar entre -5ºC e -2ºC, na Serra e no Meio Oeste catarinense.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do Estado, as temperaturas baixas devem permanecer em Santa Catarina entre 10 e 15 dias, o que é normal para a época do ano, principalmente em julho, que é o mês mais frio do inverno, explicou o meteorologista do órgão, Marcelo Martins.


A partir do dia 20, as temperaturas começam a subir gradativamente, apesar de ainda fazer frio em todas as regiões do Estado.