Udesc FM 20 anos: programação especial e diversas atividades já estão agendadas

A primeira rádio educativa pública conta com emissoras na capital Florianópolis, em Lages, na Serra, e Joinville, no Norte do Estado.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Divulgação / Udesc FM

A
primeira rádio educativa pública de Santa Catarina, a Udesc FM presente em três cidades do Estado irá completar no segundo semestre deste ano, 20 anos de atividades. A primeira a entrar no ar foi a emissora de Joinville, em outubro de 1997 em caráter experimental e em definitivo no mês seguinte. Na sequência vieram as emissoras de Florianópolis (dezembro de 1997) e Lages, na Serra Catarinense, no mês de agosto de 1998. Para comemorar, diversas atividades e uma programação especial será realizada pelas três emissoras.


A principal atração das comemorações será a realização do espetáculo “A Era do Rádio, de Cole Porter a Noel Rosa” que contará com a participação da Orquestra Acadêmica da Udesc, da Big Band e do Grupo de Choro da Udesc com apresentações nas três cidades sedes da emissora. No dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no dia 11 de agosto, no CIC, em Florianópolis e ainda em data a ser definida no Teatro Marajoara, em Lages, na Serra Catarinense.

O 4º Festival de Bandas da Udesc – Grandes Encontros, será outra grande atração para comemorar as duas décadas da rádio. O evento acontecerá no CIC, em Florianópolis, no dia 28 de junho, a partir das 20h30. As bandas Skrotes, Parafuso Silvestre e Bruna Nogueira e Banda, que contam com alunos que se formaram na universidade, estarão participando do festival que ainda terá o show do grupo Dazaranha, um dos principais nomes da música catarinense, aliás, o Dazaranha estará participando no dia 31 de agosto, na capital, do Misturada Musical Rádio Udesc FM 20 anos, o evento acontecerá no pátio do Campus I da Udesc, no bairro Itacorubi, das 12h às 13h.

Em novembro, em Joinville, será realizado o Udesctock 20 anos Rádio Udesc, com diversas apresentações de bandas da região, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). O mesmo deve ocorrer em Lages, na Serra Catarinense com bandas locais, maiores informações serão divulgadas em breve.

Retorno de programas

A emissora de Joinville que pode ser sintonizada nos 91,9 Mhz, contará na sua programação de agosto com a nova temporada de “Som de Joinville” que apresenta à musica autoral e produção local.

Em Lages, que pode ser sintonizada nos 106,9 Mhz, terá o retorno do programa “Udesc e a Comunidade” onde destaca os cursos de extensão oferecidos pela universidade.

Parceria com a UFSC

Na emissora de Florianópolis, sintonizada nos 100,1 Mhz, uma parceria com a graduação e pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Rádio Udesc irá produzir um novo programa que falará sobre o rádio, sua história e atualidades. O projeto deve começar a ir ao ar a partir de agosto e terá duração de meia hora.

Entrevistas

Ao longo da programação normal, as três emissoras deverão trazer para comemorar os 20 anos de atividades, músicos e bandas locais que ganharam visibilidade com o apoio da emissora, além de bate-papos com fundadores das estações, que contarão casos e curiosidades da história das três rádios.

Concurso com alunos de graduação e pós-graduação de Música do Ceart

Uma das atividades especiais realizadas durante as comemorações dos 20 anos da emissora será a realização do 1º Concurso de Jingle e Trilha Sonora da Rádio Udesc FM, destinado exclusivamente para alunos da graduação e pós-graduação do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), da Udesc.

A premiação será de R$ 4 mil para o melhor jingle produzido pelos estudantes participantes com a temática dos 20 anos da rádio, além de R$ 2 mil para a melhor trilha sonora sobre a rádio. As duas peças sonoras serão utilizadas nas três emissoras (Florianópolis, Joinville e Lages). O edital do concurso será lançado em julho.


As peças vencedoras serão apresentadas em agosto nas três emissoras e também nos eventos alusivos aos 20 anos das rádios.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages