Túmulos do cemitério Cruz das Almas começam a ser restaurados

Prazo para conclusão dos trabalhos é de dez dias. Ao todo foram 53 túmulos e jazigos depredados na semana passada.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Carlos Alberto Becker / Divulgação

A
Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente começou nesta semana a restauração dos 53 túmulos e jazigos destruídos por vândalos na semana passada no Cemitério Municipal Cruz das Almas, no bairro Triângulo, zona Sul de Lages, na Serra Catarinense. Tudo será custeado pela prefeitura de Lages e dez servidores trabalham no local para deixar tudo pronto em até dez dias.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Euclides Mecabô, o Tchá-Tchá, a maioria das famílias que tiveram os túmulos de entes queridos danificados foram contatadas, e cerca de 20 delas, informaram que irão realizar suas próprias restaurações. “Há casos em que os danos foram apenas de vidros quebrados, sendo mais fáceis os reparos”, informou Tchá-Tchá.

A Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais através de sua vice-presidente, Elisiana Trilha Castro, manifestou-se sobre o ato de vandalismo, dizendo que este foi o maior ato de vandalismo no país, praticado em cemitérios e que o Cruz das Almas é o que reúne o mais importante acervo de arte sacra do Sul do País.

Alguns túmulos como foram feitos no início do século passado com materiais de difícil acesso na atualidade como mármore italiano deverá ser utilizado uma cola especial, entre eles em um túmulo datado de 1909 onde a cruz foi destruída pela queda na noite do ato de vandalismo.

Reforço na segurança


Um novo sistema de segurança já estava sendo trabalhado pela equipe de Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e ele deve ser implantado em breve, informou o secretário Tchá-Tchá. Mas ele alerta que as famílias evitem colocar objetos de valor nos túmulos como adornos, especialmente fabricados com cobre e alumínio, por exemplo, que podem atrair os ladrões.  

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?