#ForçaLages: secretaria encaminha doações para famílias atingidas pelas chuvas

Donativos foram entregues a mais de duas mil pessoas e parte dos donativos serão encaminhados à famílias de cidades vizinhas, entre elas Otacílio Costa e São José do Cerrito.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Rio Carahá durante as chuvas que atingiram centenas de pessoas em vários bairros de Lages, especialmente na zona Leste. (Foto: Maurício Santos / Arquivo / Lages Diário)

Q
uase um mês após as chuvas que afetaram milhares de pessoas em Lages e em vários municípios da Serra Catarinense, o poder público trabalha para fazer a distribuição justa e transparente dos donativos recebidos pela Defesa Civil municipal e outras entidades públicas e particulares que também realizaram campanhas para arrecadar donativos para os atingidos.


Muitas roupas, calçados, colchões, cobertores, alimentos e materiais de limpeza foram encaminhados ao ginásio Jones Minosso, onde foi montada durante a semana em que as chuvas castigaram a cidade, uma força tarefa para receber os donativos e também fazer a triagem para montagem dos kits que foram distribuídos aos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também para a União das Associações de Moradores. A Secretaria de Política da Mulher e Assuntos Comunitários auxiliou no processo juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Habitação. 

Para fazer um controle, a União das Associações de Moradores informou que para que as doações fossem entregues, as pessoas tinham que assinar um recibo para comprovar o recebimento de donativos e assim evitar possíveis golpes. Porém, a secretária de Política da Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif, relatou que a secretaria já recebeu denúncias sobre pessoas que não fizeram bom uso ou até mesmo venderam suas doações. “Lamentamos, mas não temos como controlar ou impedir isso, ainda mais nesse momento em que nossa prioridade é atender a todos”, lamenta Nacif.

Donativos para cidades vizinhas


Como a campanha de arrecadação de donativos foi um sucesso, a prefeitura de Lages através das secretarias envolvidas diretamente na distribuição dos donativos, irá encaminhar parte dos donativos também as famílias atingidas em municípios como Bom Retiro, Otacílio Costa, Cerro Negro, Rio Rufino, Palmeira e São José do Cerrito.