Em um dia, choveu 102 mm em Lages

Número é aproximadamente o esperado para todo o mês de junho.
Situação é crítica em quatro bairros de Lages, .

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Rio Carahá na região o Habitação, na zona Leste de Lages. (Foto: Marcelo Pakiha / ASCOM PML)

A
Defesa Civil continua trabalhando em regime de plantão devido as chuvas das últimas horas. Em Lages, nas últimas 24 horas choveu aproximadamente 102mm, o equivalente praticamente ao esperado para todo o mês de junho. Com todo esse volume de água, os rios Carahá, Passo Fundo e Ponte Grande não suportaram e acabaram transbordando em diversos pontos. A avenida Belizário Ramos, que margeia o rio Carahá ficou interditada nos dois sentidos desde a ponte com a avenida Papa João XXIII até o Fórum Nereu Ramos, sendo a ponte sobre a avenida Presidente Vargas liberada e após este ponto interditada até a ponte com a rua Frei Gabriel devido a água estar chegando em alguns pontos na cintura de uma pessoa de estatura mediana.


A situação é crítica em quatro bairros de Lages, aponta a Defesa Civil. São eles: Passo Fundo, Sagrado Coração de Jesus, Dom Daniel e Ferrovia. O órgão está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar e Militar Ambiental no trabalho de resgate de pessoas ilhadas, para isso estão sendo utilizados ao menos seis barcos para os trabalhos das equipes espalhadas pela cidade.

A Celesc desligou a rede de energia elétrica em algumas ruas do bairro Passo Fundo que estavam alagadas.

Abrigos

Além dos abrigos dos bairros Habitação, Caça e Tiro e Universitário que desde a semana passada já foram acionados, o abrigo da sede do Pinheirinho às margens da BR-282 no bairro Passo Fundo foi acionado e já está sendo preparado para receber os atingidos por causa da chuva deste domingo (4).

Cancelamento das aulas e programação do Recanto do Pinhão

Por causa da chuva, a Secretaria de Educação de Lages suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta segunda-feira (5). O mesmo ocorre na rede estadual de abrangência da ADR Lages.


A Fundação Cultural de Lages (FCL) também suspendeu as aulas na Escola de Artes e também cancelou a programação desta segunda-feira (5) do Recanto do Pinhão, no calçadão da Praça João Costa.