Diretran irá sugerir homenagem de honra ao mérito aos agentes de trânsito que salvaram vida de adolescente

Abordagem foi dotada de paciência, psicologia e empatia para que a vida fosse preservada. 

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

P
rofissionais prestadores de serviços públicos atuantes nas ruas, avenidas, praças, parques e prédios vinculados a órgãos de esfera governamental, estão sujeitos a presenciar situações de natureza adversa em virtude dos ambientes onde desempenham suas tarefas. Ou seja, nem sempre o dia a dia se limita à risca e ao estrito exercício dos papeis.


Na noite deste domingo (18), um fato inusitado, e ao mesmo tempo perturbador, surgiu na rotina de dois agentes de trânsito em Lages, com atividade concentrada na Avenida Luís de Camões, no Coral. O trabalho ocorria naquele local com maior intensidade devido à Festa Nacional do Pinhão e esta era a última noite do evento.

A dupla de agentes de trânsito, Anderson da Silva e Luiz Henrique Meira, estava de viatura retornando ao seu posto na área do Conta Dinheiro depois de atender a uma ocorrência de perseguição a um veículo que trafegava na contramão naquela região e foi prontamente solicitada para que se dirigisse a um sinistro no mínimo incomum no seu cotidiano. Mal sabiam eles o que lhes esperava.

Os profissionais avistaram um rapaz que estava com intuito de se lançar do viaduto da Camões. Segundo relato dos profissionais, um garoto de 17 anos estava chorando sentado na mureta do viaduto, ameaçando jogar-se de uma altura de cinco metros de altura. Eram dois os grandes riscos, a queda contra o solo e o de um atropelamento imediato na BR-282. A queda, dependendo das proporções, poderia ser fatal.

Na ocasião, populares curiosos e outros, nervosos com a iminência do descuido, resvalo ou mesmo a queda do adolescente, torciam para que tudo ficasse bem. Para tornar a situação ainda mais tensa, a mãe do rapaz estava presente, contudo, tentava manter a calma e distrair o próprio filho.

Enquanto o agente Luiz Henrique e a mãe conversavam com o menino na tentativa de distrair e tranquilizar seu ânimo, abordando a ideia, Anderson sorrateiramente se aproximou e abraçou a vítima, derrubando-a no chão, pondo fim à angústia da família e de quem ali mais presenciava o fato, e evitando uma tragédia ainda maior. Por causa do ato corajoso e de solidariedade, o agente Anderson sofreu escoriações leves, mas logo já estava de volta ao trabalho, cumprindo sua jornada.

Conversa com a mãe

No final da tarde desta terça-feira (20), por volta de 18h30min, a mãe do menino atendido e salvo pelos agentes, deverá se reunir com o executivo na sede da Diretran para uma conversa informal em que o assunto será a atualização da recuperação emocional do adolescente e a possível tratativa para uma coleta de depoimento da mãe, representante legal do garoto já que sua identidade deve ser preservada por conta da idade, o que deverá embasar a sugestão da Diretran em ser promovida uma sessão de honraria ao mérito para homenagear os dois agentes considerados heróis. “Eu desconhecia, na nossa corporação, uma ação anterior deste tipo. Uma atitude elogiável. Conforme nosso regulamento, esta iniciativa será registrada na ficha profissional”, pontua o executivo de Segurança e Trânsito, Jacinto Bet.

40 agentes e o trânsito humanizado

Em Lages, a Diretran conta com 40 agentes que atuam nas ruas e avenidas de Lages com jornada de 6 horas de serviço por 18 horas de descanso. As missões dos agentes são organizar e dirigir o trânsito, além de autuar infrações. “Os comentários que estão chegando até nós são muito positivos, parabenizando os agentes pela exposição e por terem salvo aquele menino. Nem sempre as providências dos agentes são compreendidas pela comunidade no dia a dia, mas sua função é zelar por um trânsito mais humanizado e seguro para todos, garantindo o direito de ir e vir à população”, conclui Jacinto Bet.


PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?