Câmara reivindica retificação do Rio Caveiras em Lages

Moção do vereador Vone Scheuermann (PMDB) solicita o estudo, projeto e execução da obra de retificação do rio Caveiras para um traçado mais retilíneo, para facilitar o escoamento e evitar novas enchentes.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Rio Caveiras abaixo da imagem e às margens os bairros mais atingidos pelas chuvas. (Foto: Reprodução / Google Maps)

O
vereador Vone Scheuermann (PMDB) em conjunto com os demais vereadores apresentou na Câmara, uma moção legislativa que solicita o Governo do Estado a estudar, elaborar um projeto e executar obras de retificação das curvas do rio Caveiras em Lages, na Serra Catarinense, visando principalmente o melhor escoamento da água e assim evitando novas enchentes como ocorridas nas duas últimas semanas que atingiu dezenas de pessoas, especialmente nos bairros Habitação, Caça e Tiro, Ferrovia, Várzea, entre outros que ficam próximas ao próprio rio Caveiras ou aos rios Carahá e Ponte Grande que acabaram ficando represados no rio Caveiras e assim subiram o nível rapidamente.


O pedido de retificação das curvas é porque o rio Caveiras possui um traçado bastante curvilíneo, sendo um dos fatores que dificulta a vazão das águas e que pode ser responsável pelo registro de alagamento em Lages. Alguns estudos feitos anteriormente apontam que a retificação para um traçado mais retilíneo, ou seja, sem curvas, o risco de enchentes poderá ser reduzidos, visto que a mudança proporciona maior escoamento aos grandes volumes de água.


O documento que foi aprovado na sessão da última terça-feira (6) será encaminhado ao governador Raimundo Colombo (PSD). O Legislativo pede ainda que se a matéria não for adotada, a chuva continuará causando tragédias cíclicas, gritantes e visíveis, ao lado de outras permanentes que o município vivencia.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages