Boletim das 23h: rio Carahá está com 5,36m acima do nível normal

Seis abrigos estão recebendo os desabrigados por causa da chuva deste domingo (4) e das chuvas da semana passada.
                             
Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Rua Humberto de Campos virou um rio no bairro Sagrado Coração de Jesus após o rio Passo Fundo transbordar. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM PML)

A
Defesa Civil emitiu um novo boletim sobre a situação em Lages por causa dos transtornos ocasionados pela chuva que cai ininterrupta desde a madrugada. O nível do rio Carahá continua subindo e neste novo relatório das 23h, o nível estava 5,36 metros acima do normal, sendo que em uma hora ele subiu 15 centímetros.


Com a situação preocupante em diversos bairros devido a alagamentos, seis abrigos está ativos neste momento para atender aos desabrigados, são eles: no bairro Guarujá; ginásio Jones Minosso; Sede de Campo do Pinheirinho; além das associações dos bairros Habitação, Caça e Tiro e Universitário que já estavam ativos desde as chuvas da semana passada. O número de desabrigados ainda está sendo contabilizado.

Choveu nas últimas 24 horas em Lages, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 118,6mm, isso é mais que a média esperada para todo o mês de junho que fica em torno de 103 a 110mm.

Aulas suspensas

Durante a tarde deste domingo (4), o prefeito Antonio Ceron (PSD) determinou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. O secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte também determinou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino de abrangência da ADR, ou seja, 45 escolas estarão sem aulas nesta segunda-feira (5).

Os reitores da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e do Centro de Ciências Veterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc) também suspenderam as aulas nos estabelecimentos de ensino superior.

Doações

As doações de roupas, calçados, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e colchões podem ser levados na sede da Defesa Civil, no segundo piso da Rodoviária Dom Honorato Piazerra, no bairro Universitário. Além disso, o SESC está arrecadando donativos também que podem ser levados nas duas sedes do SESC, no bairro Universitário ao lado da rodoviária ou no espaço Bem Estar do SESC, na avenida Presidente Vargas.


Os telefones de plantão da Defesa Civil para qualquer tipo de ocorrência devido a chuva são: 199 ou (49) 9 8406-4037. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages