Rio Carahá não está mais escoando e risco de inundação é iminente

Equipes da Defesa Civil estão realizando trabalho de prevenção com as famílias que moram em locais onde historicamente alagam.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Maurício Santos / Lages Diário

A
pós três dias de tempo chuvoso em Santa Catarina e desde sábado (27) que praticamente chove sem parar, o rio Carahá agora parou de escoar e está represado por conta do alto nível do rio Caveiras, onde o Carahá deságua. Por esse motivo, a Defesa Civil começou um trabalho de prevenção com as famílias que moram em áreas onde historicamente são atingidas pela inundação. A situação mais crítica é na região dos bairros Habitação e Caça e Tiro, na zona Leste de Lages, onde o rio Carahá não escoa e o nível continua subindo.


Na tarde desta segunda-feira (29), os técnicos da Defesa Civil estiveram reunidos na sede do órgão, na Rodoviária Dom Piazerra, no bairro Universitário para definir um plano de prevenção com as famílias que correm sérios riscos de serem atingidas pela inundação no caso de um transbordamento do rio Carahá, já que a previsão do tempo indica mais chuva para esta terça-feira (30) podendo a precipitação variar de 70 a 110mm, sendo quase que a média para todo o mês de maio.

A Defesa Civil segue trabalhando para atender os atingidos, mas o executivo da Defesa Civil de Lages, Jean Felipe Silva de Souza, informa que têm pouco tempo para alertar as comunidades ribeirinhas, por isso, é deixá-los orientados para não serem pegos de surpresa em caso de inundação. “De parte da Defesa Civil, todas as equipes também estarão a postos para emergencialmente auxiliar na retirada das pessoas e imóveis. Mas isso, somente em caso de extrema necessidade”, ressalta Jean.

O órgão ainda orienta que os moradores notarem alguma anormalidade, principalmente moradores de encostas, ligar imediatamente para os telefones de plantão 199, 9 8406-4037 e 3222-9661. Em regiões onde possa sofrer com alagamentos, a orientação é que os moradores levante os móveis, desligue o relógio de luz da residência e procure a Defesa Civil ou vá para casa de amigos ou parentes.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages