Realeza da Festa do Pinhão acompanha os preparativos para a Semana de Museus

Na semana que antecede a 15ª Semana de Museus, Rainha e Princesas da Festa do Pinhão recebem orientação de guias históricos.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Fabricio Furtado / FCL

D
e 15 a 20 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, por exemplo. Em Lages, as atividades terão a temática teatral com formas diversificadas de executar as visitas guiadas.


Com uma programação que inicia na segunda-feira (15), a partir das 13h30 na Fundação Cultural de Lages (FCL) com a abertura oficial para imprensa e autoridades, a Semana de Museus se estende até o dia 20 com ações nos Museus Thiago de Castro, Malinverni Filho, Casa de Memória Alceu Reche, Museu Ferroviário e o Memorial Nereu Ramos.

Nesta quinta-feira (11), a realeza da 29ª Festa Nacional do Pinhão iniciou a fase estudos sobre Lages com uma aula sobre o Presidente Nereu Ramos no memorial que leva o seu nome. Maria Apolinária, responsável pelo Memorial, também faz as visitas guiadas para turistas e estudantes desde 2004. Ela foi a orientadora da Rainha Kátia Martins e as princesas Jéssica Quinatto e Laura Koeche no treinamento que visa receber estudantes de até 12 anos no dia 18 de maio.


“Elas irão me auxiliar na visita guiada especial da Semana de Museus, vamos dividir a responsabilidade de contar a história de Nereu Ramos para as crianças, e isso muito me orgulha, pois é a primeira vez que interagimos com a realeza da festa desta forma”, comenta Maria. A programação completa da 15ª Semana de Museus está no site cultura.lages.sc.gov.br