Passeio histórico fará parte das atrações da Festa do Pinhão

Serão três visitas guiadas percorrendo o centro da cidade e apresentando partes selecionadas do livro “O Continente das Lagens”, de Licurgo Costa, obra que está sendo reeditada em 2017 em parceria com a Fundação Cultural de Lages.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Divulgação


N
o dia 17 de junho, penúltimo dia da 29ª Festa Nacional do Pinhão, uma atração promete evidenciar a história e cultura da cidade. Trata-se de três passeios históricos com o objetivo de reviver fatos do município baseado na obra do lageano Licurgo Costa, “O Continente das Lagens". Os horários disponíveis serão: às 10h, 13h30 e 15h30, com duração de 40 minutos cada, todos gratuitos. A saída será sempre do Recanto do Pinhão.



Em atividade desde 2010, a Sociedade Histórica Destherrense (SHD) tem um objetivo: levar as pessoas a se apaixonarem pela sua própria história. O grupo de pesquisas, coordenado por um núcleo de historiadores, se dedica à reconstrução histórica e prática que consiste em pesquisar e reconstituir os aspectos da vida em outras épocas. "Nosso trabalho começa com uma profunda pesquisa em diferentes fontes históricas, nas quais tentamos descobrir como as pessoas viviam e o que faziam por aqui em outros séculos", explica Pauline Kisner, historiadora e coordenadora do grupo. "Cada detalhe, dos trajes ao modo de caminhar dos personagens, é pensado para ser o mais próximo possível do original e estimular todos os sentidos. Nós acreditamos que a história pode ser algo vivo, com cor, cheiro, som e sabor", conclui.