Mais de 660 pessoas afetadas pela chuva em Lages

Defesa Civil emitiu relatório na manhã desta quarta-feira (31).
Situação do rio Carahá preocupa e já alaga algumas ruas dos bairros Caça e Tiro, Universitário e Habitação.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Greik Pacheco / ASCOM PML

A
Defesa Civil emitiu na manhã desta quarta-feira (31), o relatório atualizado sobre a situação na cidade de Lages sobre as consequências das chuvas dos últimos dias. Segundo o órgão, cerca de 660 pessoas foram afetadas pela chuva que cai praticamente sem parar desde o último sábado (27), destas, 38 pessoas estão desabrigadas e estão em três abrigos nos bairros Habitação, Caça e Tiro, e Universitário, ambos na zona Leste de Lages e até agora os mais atingidos pela inundação do Rio Carahá que transbordou neste ponto próximo ao ponto de encontro com o rio Caveiras que também está com nível elevado.


No relatório, a Defesa Civil informa também a situação de ocorrências. Foram 132 atendimentos ao todo, sendo os destaque o atendimento de 32 ocorrências de alagamentos (resgate a ilhados), oito deslizamentos de terra e 90 ocorrências diversos, como a sinalização de vias e quedas de árvores.

O rio Carahá atingiu 5,42 metros acima do nível normal e segue subindo. Nas últimas 24 horas choveu 76 milímetros. Desde o sábado (27), 45 bairros e três localidades do interior foram afetados.

Trotes atrapalham atendimento da Defesa Civil

Enquanto equipes trabalham para atender às famílias atingidas, a Defesa Civil tem também sofrido com os diversos acionamentos que não são verdadeiros. Muitos chamados através dos telefones de plantão foram trotes. Os técnicos do órgão pedem para que evitem este tipo de atitude, que aliás é crime, justamente neste momento em que há uma mobilização total para atender a todos os chamados verdadeiros. “É preciso muita seriedade. A cada chamado falso pode significar num prejuízo imensurável em outra necessidade emergencial”, alertam os agentes da Defesa Civil de Lages.

Escolas de três bairros tem as aulas suspensas

Na manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria de Educação de Lages e após monitoramento de todas as instituições de responsabilidade do município, ficou definido até o momento o fechamento de escolas e CEIM’s de três bairros, todos na zona Leste, são eles: Habitação, Bom Jesus e Várzea, além disso, houve a suspensão das aulas em escola do interior, na localidade de Índios e nos núcleos da Escola Itinerante. Confira abaixo as escolas que estão com as aulas suspensas.

• EMEB Nicanor Rodrigues (R. Álvaro Neri dos Santos, Várzea)
• EMEB Bom Jesus (R. Bartolomeu de Gusmão, Bom Jesus)
• EMEB Lupércio Oliveira Koeche (R. Salvador Puci Sobrinho, Várzea)

• EMEB Mutirão (Av. dos Pessegueiros, Habitação)

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages