Governo de SC renova contrato para serviços de angioplastia e cateterismo em Lages

Governo continuará pagando pelos serviços prestados por uma clínica particular dentro do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

Por PABLO GOMES da ADR LAGES,
em Lages/SC

O
s pacientes cardiológicos de Lages estão com os tratamentos gratuitos assegurados sem sair de casa. Por decisão do governador Raimundo Colombo, anunciada durante o feriado em reunião com o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, o Estado continuará pagando os serviços de angioplastia e cateterismo realizados por uma clínica particular da cidade dentro do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.


Mesmo não sendo obrigado por lei, já que o Ministério da Saúde repassa os recursos para os pacientes de Lages serem atendidos no Hospital Regional de Rio do Sul, instituição credenciada como referência para a região serrana, o governador decidiu manter o benefício aos lageanos e ampliará o investimento que já dura cinco anos.

Paralelamente, Colombo estuda a possibilidade de trazer os serviços de alta complexidade em cardiologia para Lages, o que seria um marco histórico na saúde pública da Serra Catarinense. Enquanto isso, como de costume, permanecem em Rio do Sul os procedimentos de marca-passo, cirurgias e emergência (quando o hemodinamicista da clínica não estiver em Lages, uma vez que o atendimento não funciona 24 horas).

As negociações para renovação do contrato entre o Governo do Estado e a clínica de Lages duraram cerca de 15 dias, e neste período, os pacientes da região serrana foram atendidos normalmente em Rio do Sul.

Por lei, o transporte é oferecido pelas prefeituras e a alimentação é por conta dos próprios pacientes. Ao Governo de Santa Catarina cabe a obrigação de bancar as despesas de viagem apenas em casos em que o tratamento é realizado em outros Estados.


“É importante esclarecer que os pacientes cardiológicos de Lages são atendidos em Rio do Sul porque é justamente o hospital daquela cidade que recebe dinheiro do Ministério da Saúde para isso. O Governo do Estado não tem nenhuma obrigação legal de garantir os serviços em Lages, mas pelo quinto ano seguido, esse é um grande investimento do nosso governador Raimundo Colombo em benefício da população serrana”, diz o secretário da ADR Lages, João Alberto Duarte.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?