De 488 músicas apenas 32 serão finalistas nas Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense

Triagem das composições começou nesta quinta-feira (13) e segue até o sábado (15) no CTG Barbicacho Colorado.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Jurados ao lado da equipe da Fundação Cultural e da prefeitura de Lages antes do início da triagem das composições das Sapecadas. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

N
a noite desta quinta-feira (13) ocorreu a abertura do processo de triagem das composições inscritas para a 25ª Sapecada da Canção Nativa e a 17ª Sapecada da Serra Catarinense que ocorrem entre os dias 11 e 13 de junho e integra a programação da 29ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque Conta Dinheiro, zona Norte de Lages. A triagem ocorre no CTG Barbicacho Colorado, sendo ao todo 488 composições que serão analisadas e apenas 32 serão classificadas para participarem dos festivais.


Antes de começar a análise dos jurados, o coordenador de Sapecadas, Mário Arruda falou sobre o segredo do sucesso da Sapecada. “O segredo, principalmente são as pessoas envolvidas que não medem esforços, pessoas técnicas que tem o cuidado de fazer bem feito e torná-lo um sucesso”, disse.

Ele salientou que as pessoas prestigiam a Sapecada, pois ela apresenta canções inéditas, ou seja, nunca ouvidas em nenhum lugar. “As pessoas vão pela proposta de conhecer as letras, isso é que causa grande expectativa do público sobre cada edição do festival”, concluiu Arruda.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, a Sapecada é a essência da tradição e da cultura na Festa Nacional do Pinhão que ainda permanece dentro do Parque Conta Dinheiro, desde a parceria público privada com a Gaby Produtora. “A Sapecada é a cultura da nossa região na festa, isso que demonstra o sucesso dos festivais [Sapecada da Canção Nativa e Sapecada da Serra Catarinense], pois valoriza o que de melhor tem em nossa cidade”, destaca Ronconi.

Na cerimônia ainda esteve presente o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese (PP) e a realeza da Festa Nacional do Pinhão, a rainha Kátia Martins e as princesas Jéssica Quinatto e Laura Koech.

Os jurados

Após a abertura, foram apresentados os sete jurados que serão os responsáveis por avaliarem cada composição apresentada nos próximos três dias. Nomes já conhecidos no meio artístico e cultural, não apenas na região, mas também em todo o país. Confira abaixo os jurados da triagem das composições das Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense.
  • Rafael Machado (letrista)
  • Gabriel Sevage (cantor e compositor)
  • Mauro Moraes (cantor e compositor)
  • Éder Goulart (cantor e compositor)
  • Michel Martins (cantor e compositor)
  • Rafael Vieira (músico e compositor)
  • Marcelo Oliveira (músico, intérprete e compositor)