CAV e Amures promovem evento sobre manejo da Araucária em Lages

Workshop acontecerá na Câmara dos Dirigentes Lojistas nos dias 27 e 28 de abril.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Divulgação

O
manejo para conservação da Araucária será tema de workshop nesta semana em Lages. O evento é realizado pelo Centro de Ciências Veterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), nos próximos dias 27 e 28 de abril, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A entrada é gratuita e dedicada especialmente aos produtores rurais, órgãos ambientais e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas ambiental e florestal, sendo que as inscrições podem ser feitas através do site.


No final do ano passado houve uma reunião realizada entre os professores do CAV/UDESC e os secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Agricultura, Moacir Sopelsa, de onde saiu desdobramentos para que haja uma proposta para ser debatida sobre o manejo correto e sustentável da Araucária – espécie de árvore em extinção – e isso através de estudos científicos realizados pela universidade.  

Para o professor de legislação agrária do CAV, o engenheiro agrônomo e mestre em Geografia, Moisés Savian, a legislação precisa sofrer mudanças. Atualmente o corte da araucária é permitido em caso de risco a vida ou patrimônio ou é autorizado o aproveitamento da madeira quando ocorre a derrubada de árvores pela ação da natureza. A proposta defende que em casos específicos a legislação autorize os proprietários de tirar uma parcela das árvores de uma refloresta retornando depois de 15 a 20 anos para fazer um novo corte, sendo que a quantidade deverá ser definida após estudos técnicos, mas sempre será dimensionada de acordo com a capacidade da floresta regenerar, explica Savian.

O evento já tem inscrições abertas e toda a programação podem ser conferidas através do site da Amures (clique aqui). 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages