Agentes de trânsito pararam por causa de mudança na escala de trabalho

Os 41 agentes de trânsito não compareceram na Diretran na manhã desta quarta-feira (12)

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Vantuir Rech / Rádio Clube de Lages

O
s 41 agentes de trânsito de Lages, na Serra Catarinense, cruzaram os braços nesta quarta-feira (12) após não aceitarem as mudanças na escala de trabalho passando dos antigos 16h/56h para 6h/18h. A Diretoria de Trânsito (Diretran), informou em nota que a antiga escala era considerada ilegal e que apenas fez adequações para torná-la dentro da lei e tem o parecer da Procuradoria Geral do Município.


Segundo o repórter da Rádio Clube, Vantuir Rech, em reunião nesta tarde com o Sindicato dos Servidores (Sindserv), o representante dos agentes, agente Abel, esclareceu que a categoria não aceita a nova escala e continuará cumprindo a jornada de 16/56h, ou seja, trabalha 16 horas e folga outras 56h. Segundo Abel, o protesto não é questão salarial, mas sim, à escala e que deverão realizar mais uma parada na próxima semana.

Em comunicado emitido no final da tarde, a Diretran através do secretário executivo de Coordenação de Segurança e Trânsito, Jacinto Bet, informou que não haverá negociação ou discussão sobre a reivindicação do grupo de agentes, pois a escala que estava sendo cumprida desde 2015, não segue o que prevê o decreto nº 14.066/2013, que regulariza e padroniza o serviço dos agentes em Lages. No referido decreto, artigo 36, parágrafo 2º, consta que os turnos de trabalho (diurno e noturno) serão 6h/18h; 8h/24h; 10h/30h; 12h/36h; 14h/42h; 16h/48h; ou sendo, necessário em outro turno prescrito em Lei, Estatuto ou Regulamento.

O secretário ainda informou que a decisão já havia sido comunicada aos agentes desde fevereiro e as escalas já seguindo a nova jornada foram entregues no dia 5 de abril e começaram a valer na última segunda-feira (10). A nova jornada é 06h/18 de segunda à domingo, com uma folga semanal.


Nesta quarta-feira (12), a situação do trânsito só não ficou ainda pior, pois a Polícia Militar orientou os motoristas na cidade. A previsão é de que os agentes voltem ao trabalho normalmente nesta quinta-feira (13), mas segundo eles cumprindo a escala antiga.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages