Nesta quarta-feira (29), SBT, RecordTV e RedeTV! saem do ar na TV por assinatura

Emissoras ainda não chegaram a um acordo com as operadoras e saem do ar juntamente com o apagão analógico na Grande São Paulo.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Divulgação

A
quarta-feira (29) será um marco para a história da comunicação brasileira. O apagão analógico que começou no ano passado no país, chegará nesta quarta na região mais populosa do país, a Grande São Paulo. Mas o grande assunto, desde a semana passada, não é o apagão, mas sim, a saída dos canais abertos RecordTV, RedeTV! e SBT da grade das maiores operadoras de TV por assinatura (NET/ClaroTV, Sky, Vivo, Embratel e OiTV).


A saída dos canais se deve ao entrave entre emissoras, que criaram no ano passado a Simba, uma joint-venture, e as operadoras. A joint-venture reivindica o pagamento de seus sinais digitais para poder liberar o sinal para as operadoras, a lei 12.485, de 2011, autoriza as emissoras a negociar os seus sinais em HD com as operadoras seja na forma de cessão gratuita ou por acordos comerciais. Atualmente, da TV aberta, somente a Globo recebe das operadoras para poder exibir o sinal digital da emissora.

Desde a última sexta-feira, 24, as emissoras têm atacado veementemente as operadoras com mensagens explicando o, por que da saída das três da grade de programação das operadoras.

As operadoras dizem que entendem a legitimidade das emissoras na cobrança, mas alega que até o momento não recebeu de nenhuma das três redes qualquer proposta comercial sobre os seus sinais. A NET e a Vivo terão que tirar os sinais das três emissoras na Grande São Paulo. Já Sky, OiTV e ClaroTV deverão tirar do ar as emissoras em todo o país, já que transmitem via satélite a partir do sinal partindo de São Paulo. 





PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Economia e Política

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?