Lar Menino Deus é beneficiado com cerca de 100 kg de pinhão apreendidos pela PMA

Entidade atende atualmente 53 idosos.
A apreensão ocorreu na localidade de Casa de Pedra, no interior de Painel, na Serra Catarinense.

Por CATARINAS COMUNICAÇÃO,
em Lages/SC

📷 Diego Kuster / Polícia Militar Ambiental
O
cardápio dos 53 idosos que vivem no Lar do Menino Deus ganhará um reforço nutricional. Nesta quarta-feira (30), a instituição recebeu cerca de 100 quilos de pinhão da Polícia Militar Ambiental. A doação é resultado de uma apreensão feita na localidade de Casa de Pedra, no interior do município de Painel. A guarnição chegou ao local depois de uma denúncia de colheita precoce de pinhões.


Além de complementar a alimentação dos idosos, debulhar as pinhas para separar as sementes se tornou uma atividade a mais no cotidiano e muito prazerosa para alguns deles. A coordenadora do Lar, Ione Terezinha da Silva, diz que esse tipo de doação raramente chega à instituição. “O pinhão é um alimento muito saboroso e quase nunca recebemos esse tipo de donativo. Esse presente foi muito bem-vindo aqui na casa”.

O comandante da Polícia Ambiental em Lages, major Adair Alexandre Pimentel, reforça que a colheita do pinhão será liberada a parir do dia 1 de abril, conforme Lei Estadual nº 14,457/2011. Nos casos de apreensão, o autor do crime é multado e responderá a processo administrativo ambiental. O produto apreendido sempre é destinado a uma entidade ou instituição beneficente. “A Polícia Ambiental faz uma avaliação criteriosa para escolha de quem será beneficiado. Sempre tentamos distribuir as doações de forma que atenda o maior número pessoas”.

📷 Diego Kuster / Polícia Militar Ambiental
Valor nutricional do pinhão

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa) diz que do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento rico em calorias. Assim, ele pode ser usado para ajudar no aporte calórico. Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais.

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.


Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico, como o ômega 6, e oleico, o ômega 9. Estes contribuem para a redução do colesterol no sangue. Por isso, podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.