JOCOL 2017

Com baixo público, cerimônia marca a abertura do JOCOL 2017
Público praticamente foi formado pelas delegações das equipes participantes no ginásio Jones Minosso.

Por MAURÍCIO SANTOS do LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

📷 Público foi formado praticamente pelas delegações das equipes participantes do Jogos Comunitários de Lages. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)

O
s Jogos Comunitários de Lages (JOCOL) 2017 está oficialmente aberto. A cerimônia de abertura da maior competição amadora do Sul do País foi realizada na noite deste sábado (18) no ginásio Jones Minosso e contou com baixo público, sendo a maioria das pessoas integrantes das delegações das 100 equipes participantes dos jogos.


A cerimônia começou por volta das 19h e contou com a presença do prefeito de Lages, Antonio Ceron, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e da deputada Carmen Zanotto, entre outros que sentaram à mesa e assistiram a entrada das delegações das 100 equipes que irão disputar as competições, sendo a maioria delas inscritas no futebol de campo, mas também a equipes inscritas em outras modalidades como o futsal feminino que retorna nesta edição.

O momento mais emocionante da cerimônia foi a entrada dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lages que dançaram uma valsa. Eles representaram a volta do Parajocol que não integrava os jogos desde 2011.

Homenageados

📷 Da esquerda para direita, Andréa Santos (Maicon) dará o seu nome para o troféu de 1º lugar; para o 2º lugar, o troféu se chamará Eduardo Antunes de Castro (cent.) e para o 3º lugar, o troféu se chamará Dr. Clóvis Arruda Filho (dir.). (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)
O Jocol deste ano irá homenagear três grandes nomes ligados ao esporte lageano. Os homenageados darão os seus nomes aos troféus de 1º, 2º e 3º lugar da classificação geral da competição.

O troféu a ser dado ao grande campeão levará o nome da “Maicon”, Andréia dos Santos, multicampeã pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol, entre as conquistas estão as medalhas de ouro nos Jogos Pan Americanos de São Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007), e prata no de Guadalajara, em 2011. Além das medalhas de prata nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008).

Para o segundo colocado, o troféu levará o nome de Eduardo Antunes de Castro, um dos maiores símbolos de raça e garra no Inter de Lages. Ele foi vice-campeão Catarinense pelo Leão Baio em 1974.

Já o troféu de terceiro lugar, levará o nome do médico ortopedista do Inter de Lages, o Dr. Clóvis Arruda Filho, que também foi médico do Clube Atlético de Lages (CAL) e é especialista em cirurgia de coluna vertebral pela Universidade de Bordeaux (França).

A chama do Jocol

📷 A chama olímpica dos Jogos Comunitários
de Lages. (Foto: Marcelo Pakinha / ASCOM
PML)
Para marcar em definitivo a abertura dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol), três atletas fizeram o revezamento da tocha para o acendimento da pira olímpica. O professor de Educação Física da Apae, Fabrício Matos foi o primeiro e o último a conduzir a tocha e foi o responsável por acender a pira. Fabrício deu a volta olímpica na quadra do ginásio Jones Minosso e foi até a arquibancada onde repassou para o Sr. Hélio Lenor Koch que representou os atletas da terceira idade e este repassou para Sr. Antonio Clodoaldo de Souza Chaves, representante do paradesporto e este entregou a tocha novamente ao Fabrício.

Apresentações artísticas


O grupo de Capoeira de Lages e o grupo de dança Passarela se apresentaram aos presentes no ginásio Jones Minosso. Após as apresentações, o atleta Claudio Ricardo Arruda, que também é presidente da equipe Ouro Verde F.C. proferiu o juramento do atleta. 

📷 Grupo de dança Passarela foi uma das atrações artísticas na abertura. (Foto: Maurício Santos / Lages Diário)
Futebol de campo estreia na próxima semana

Os Jogos Comunitários de Lages (JOCOL) terá a primeira competição iniciada já no próximo fim de semana com a primeira rodada da Primeira Divisão (antiga Séries B e C). Os jogos desta rodada serão divulgados pela Fundação Municipal de Esportes (FME) nesta semana.