Festa do Pinhão 2017

Realeza da Festa do Pinhão: mais do que um título, uma experiência de vida
Realeza de 2016, a rainha Vanessa Camargo e as princesas Natalia Machado e Taiane Borges contam um pouco do aprendizado de representarem uma das maiores festas do Sul do país.

Por KELTRYN WENDLAND da ASCOM PML
em Lages/SC

1ª princesa Natalia Machado (esq.) ao lado da rainha Vanessa Camargo (cen.) e da 2ª princesa Taiane Borges (dir.) 📷 Keltryn Wendland / ASCOM PML

E
stão abertas até o dia 15 de março, na Fundação Cultural, as inscrições para o concurso da realeza da Festa do Pinhão. Além de representar a beleza da mulher lageana, a rainha e princesas eleitas terão a missão de divulgar um dos maiores eventos do sul do país.

Uma grande responsabilidade e que também é um sonho para muitas meninas. Fazer parte da história da festa, mais do que um orgulho é também um grande aprendizado de vida. É o que afirmam as atuais soberanas.


Vanessa Camargo foi escolhida Rainha da 28ª edição
da Festa Nacional do Pinhão.
📷 Maurício Santos /
Lages Diário
A rainha Vanessa Camargo e as princesas Natália Machado e Taiane Borges foram eleitas no dia 08 de março de 2016. Uma alegria compartilhada com familiares e amigos que acompanham a disputa voto a voto. Além do quesito beleza, elas também foram avaliadas por outros critérios como postura, desenvoltura, elegância na passarela, capacidade de comunicação e conhecimento da história da cidade e da festa.

Embora fosse um sonho de infância, a decisão de participar do concurso foi tomada na última semana de inscrição. Com 1,64 de altura e sem nenhuma experiência de passarela, a rainha Vanessa, de 24 anos, se sentiu encorajada com o incentivo da mãe. Formada em administração de empresas, ela se aprofundou na história da cidade, assistiu a vídeos de concursos anteriores e com a ajuda de amigas treinou em casa como iria se portar na passarela. Após vencer o concurso, que teve 20 candidatas selecionadas entre 40 inscritas, ela participou da divulgação da festa em diversos eventos, tanto em Lages, como em outras cidades do Estado. “Muita gente pensa que a festa é só diversão e shows, mas tem toda a parte de tradicionalismo com a Sapecada e comidas típicas”, destaca Vanessa. Todo o empenho e dedicação antes e durante a festa foram recompensados, segundo ela, pelo carinho do público.

A 1ª princesa Natalia Machado começou a preparação
meses antes do concurso.
📷 Maurício Santos / Lages
Diário
A preparação da candidata Natália Machado começou meses antes do concurso. Com 1,60 de altura, ela que também foi incentivada pela mãe, recebeu treinamento de uma consultora de moda, com dicas de como se vestir, passarela e de comunicação. A 1ª princesa da 28ª Festa do Pinhão tem 23 anos e também é formada em administração.

A 2ª princesa, Taiane Borges, 20 anos, 1,64 de altura, venceu o primeiro concurso de beleza aos 15 anos. Ela, que também sonhava desde criança fazer parte da realeza da Festa do Pinhão, se candidatou pela primeira vez em 2015 e na disputa chegou a ficar empatada com a melhor amiga, Ivaciane de Quadra, princesa da 27ª edição do evento . Mas perder a coroa naquele ano não a fez desistir. A alegria foi recompensada ao receber no ano passado a coroa das mãos da melhor amiga. “Foi uma emoção incrível. É lindo rever o vídeo e saber que compartilhamos juntas aquele momento”, relembra.

Taiane Borges recebe a coroa de 2ª princesa das mãos
da melhor amiga, Ivaciane de Quadra, 2ª princesa da
edição 2015.
📷 Maurício Santos / Lages Diário
Sobre os aprendizados e ganhos com o concurso, as três foram unânimes ao falar dos laços de amizade que as uniu. Juntas amadureceram, superaram desafios e aprenderam mais sobre a festa e a cidade. E desta forma a Festa Nacional do Pinhão prova que pode repercutir grandes mudanças na vida de sua realeza, além dos holofotes que as deixam na vitrine durante os dez dias de vento. O autoconhecimento e a possibilidade de seguir unidas, apesar dos caminhos distintos escolhidos, são a grande riqueza conquistada pelas três mulheres símbolos da soberania e da hospitalidade lageana.

Realeza da edição de 2015 ao lado das escolhidas realezas da edição do ano passado. 📷 Maurício Santos / Lages Diário

Inscrições


A inscrição segue até o dia 15 de março, na Fundação Cultural. Para se candidatar é necessário ter entre 18 e 25 anos, ter nascido em Lages ou residir há pelo menos dois anos, ser solteira, não ter filhos e ter disponibilidade para realizar viagens oficiais de divulgação do evento. As vencedoras além do título receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 3 mil, além de brindes dos patrocinadores. Esse ano, a 29ª edição da Festa do Pinhão acontece entre os dias 9 e 18 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages