Ciência e Tecnologia

Primeiro eclipse solar de 2017 acontece neste domingo (26)
No Brasil, eclipse poderá ser visto de forma parcial e ocorrerá entre as 09h às 12h.
Em Lages, o fenômeno ocorre às 09h48.

Por LAGES DIÁRIO,
em Lages/SC

Eclipse solar fotografado em Tóquio em novembro do ano passado. 📷 Kim Kyung-Hoon / Reuters

N
este domingo (26) ocorre o primeiro eclipse solar de 2017, sendo que no Brasil ele poderá ser visto de forma parcial e em apenas algumas regiões, o Sul é uma delas, entre as 09h e às 12h. O fenômeno será anular, ou seja, quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, porém, mesmo quando estão alinhados perfeitamente, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro.


Em Lages, o fenômeno está previsto para ser visto às 09h48 e deve durar cerca de um minuto.

A Lua levará duas horas para cruzar o Sol, mas o eclipse durará apenas um minuto. Entre as capitais, Porto Alegre será a capital onde o fenômeno poderá ser melhor visto, já que a meteorologia também contribuirá e a posição geográfica da cidade favorece.

Observação segura

Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que há risco de comprometer a visão. O ideal é usar um óculo especial ou procurar por eventos organizados por observatórios espaciais.

Eclipse em agosto


No dia 21 de agosto deste ano está previsto para ocorrer mais um eclipse solar. Este terá duração de 2 minutos e 40 segundos, de acordo com a Nasa e poderá ser visto parcialmente na América do Sul – a escuridão total ficará por conta dos moradores dos Estados Unidos. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages