Trânsito

Município propõe mudanças arrojadas no trânsito com finalidade de melhorar a mobilidade
Grande impacto será percebido nas ruas Santa Cruz, Monte Castelo, Afonso Ribeiro, Frei Gabriel e Coronel Córdova.

Por ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Daniele Mendes de Melo / Divulgação 

U
m dos percalços enfrentados diariamente por quem vive em Lages diz respeito ao caos no trânsito, do qual praticamente todas as pessoas são dependentes, nos horários de pico nos três períodos do dia. Automóveis, motos, caminhões, ônibus, motos e até bicicletas e pedestres formam um emaranhado nos minutos de chegada e saída de escolas, universidades e locais de trabalho no centro da cidade. Pressa e atraso para seus compromissos atormentam a cabeça dos motoristas, causando transtornos e acidentes de pequena, média e grande monta. Entrave não exclusivo só nas metrópoles, com o aumento do número de carros emplacados todos os anos, o poder público se vê obrigado a arregaçar as mangas e estabelecer modificações significativas para a melhor fluidez entre os veículos. São mais de 104 mil veículos em Lages.


A Diretoria de Trânsito (Diretran) de Lages irá executar determinadas iniciativas, previstas em estudo científico com projeção do trânsito para os próximos 30 anos, elaborado pela empresa Profuzzy há cerca de cinco anos, dotado de medições altamente calculadas com equipamentos extremamente modernos. O diretor de Trânsito e responsável pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Jacinto Bet, aponta que somente a primeira etapa do estudo foi iniciada, com a implementação de alterações na rua Lauro Müller e a construção da ponte das ruas Anastácio da Silva Mota - Caetano Vieira da Costa. “Além de toda preocupação administrativa e social, o prefeito Antonio Ceron tem grande cuidado com o trânsito, e nos propiciou autonomia para desenvolvermos as alterações técnicas necessárias para a resolução dos problemas de tráfego”, reitera Jacinto Bet, salientando que no pacote de melhorias está o recapeamento de vias, desvio de tráfego, retirada de rótulas e recolocação de outras e perda de pontos de estacionamento. “Tudo isto visando uma mobilidade urbana acentuada e mais satisfatória à população”, resume. As mudanças já começaram: Na avenida Luis de Camões está sendo desativado um semáforo, após o Hospital Infantil Seara do Bem, a ser transferido para o cruzamento das ruas São Joaquim e Sete de Setembro. A rua Hercílio Granzotto voltará a ser de mão dupla, a pedido da população. As mudanças haviam ocorrido devido às obras das marginais da BR-282.

Quais as modificações?

Uma das novidades é de que o prefeito Antonio Ceron já assinou o decreto de retorno da rua Rui Barbosa ao sistema de estacionamento rotativo. De ordem mais complexo, na rótula das ruas Marechal Floriano e Deodoro da Fonseca, Afonso Ribeiro e Santa Cruz, é possível ver os ônibus de transporte coletivo fazerem uma manobra perigosa à esquerda para acessar a Afonso e chegar até o Terminal Urbano. A referida rótula passará por um novo direcionamento, com diminuição. E para melhorar o deslocamento dos ônibus, as ruas Santa Cruz e Monte Castelo (pontos de estacionamento pelo menos de um lado serão eliminados, com pista de quatro metros) terão sentido invertido, em vez de subida será descida, em que os veículos passarão até cruzar a Otacílio Vieira da Costa em direção ao antigo Mercado Público, saindo na Carahá e acessando o Terminal pelos fundos, em um novo contorno, na direita livre. Por sua vez, o sentido da Afonso Ribeiro mudará para subida, na Praça Joca Neves.  Rótulas e canteiros de direcionamento serão instalados. Está em estudo questões de mudanças na rua de acesso ao Supermercado Klöppel acerca da manutenção de mão dupla ou mudança para contramão para evitar-se invasões de pista.

A Frei Gabriel

A rua Frei Gabriel, no Centro, é um dos principais gargalos. Até o final deste ano a ideia é implantar um binário no sentido de descida nesta via, até a rótula com a rua Frei Justino. Serão utilizadas quatro pistas de rolamento (duas de subida e duas de descida), pois as laterais de estacionamento serão eliminadas. No sentido de descida, do lado direito, haverá uma canaleta para uso exclusivo de embarque e desembarque de alunos do colégio Santa Rosa de Lima. Portanto, as pessoas que devem descer sentido aos bairros passarão do lado esquerdo em relação ao carro parado.

No sentido contrário, de subida, os veículos que desejam acessar ao colégio deverão se colocar no centro da pista e o lado direito ficará livre para os demais, o que deixará de travar o tráfego e causar longas filas.

Haverá duas opções em direção ao Centro: Seguir pela rua Coronel Córdova, que deverá ser de único sentido, somente subida ou a rua Caetano Vieira da Costa, que passa pelo Centro Cultural Vidal Ramos Júnior, saindo na rua Coronel Serafim de Moura. A confluência das ruas Otacílio Vieira da Costa e Coronel Córdova deverá receber uma rótula. Há possibilidade de ser rompido o canteiro da avenida Dom Pedro II na altura do colégio Industrial e fazer uma ilha para os motoristas que desejam subir ao Centro pela Coronel Córdova, sem necessidade de fazê-lo somente pela Frei Gabriel.

Viaduto na Lauro Müller

Outra mudança é sobre a rua Lauro Müller, que captará o tráfego na altura da Marechal Floriano em ponto diferenciado do atual, terminando na avenida Belizário Ramos (Carahá). Restam algumas indenizações para serem feitas em relação a este trajeto. Para o ponto de chegada da Lauro Müller com a Carahá, na altura da rua Baependi, há um projeto de implantação de um viaduto em forma de S, com descarregamento de trânsito na avenida Brasília que, por sua vez, poderá se prolongar até a rua Fausta Rath. Para tal será feita a transposição da avenida e do rio, nos dois lados. “Com a pequena indenização de um determinado terreno ligaremos toda a Lauro Müller até a Fausta Rath, Entretanto, os motoristas que se deslocam até o Coral poderá deixar de utilizar a Presidente Vargas e seguir pela Lauro Müller”, pontua Jacinto Bet.

Na altura da sede do Sesc, na Dom Pedro II e da Rodoviária Dom Honorato Piazera será eliminada faixa de estacionamento para ser implantada uma terceira pista, em direção ao Coral. Embarque e desembarque serão feitos no local das viaturas da Diretran, no lado de dentro do pátio da Rodoviária. “Houve conversa com o Sesc e foi consensual, em comum acordo. Há possibilidade de se abrir um portão do lado de cá (Rodoviária)”, respalda Jacinto Bet.  

Engenharia de trânsito


O objetivo da administração municipal é executar este planejamento nos próximos quatro anos. “O prefeito tem capacidade de buscar recursos junto ao Ministério das Cidades e temos de aproveitar a parceria do governador Raimundo Colombo e sua bem querência com a cidade. Teremos grandes desafios a serem superados”, sublinha o diretor Jacinto Bet. Toda mudança é conflituosa, “porém, contamos com a compreensão e disciplina da população. O trânsito deve ser pensado na forma de coletividade. É um papel a ser cumprido por cada um de nós.” O prefeito Antonio Ceron autorizou à Diretran contratar um engenheiro de tráfego para se dedicar ao assunto cientificamente conforme preconiza a lei. Todas as verbas resultantes de infrações de trânsito serão utilizadas somente no próprio segmento: sinalização vertical e horizontal, pintura, semáforos, mudança de tráfego e aquisição de equipamentos. A arrecadação média mensal da Diretran, proveniente de multas, gira em R$ 500 mil, sendo R$ 100 mil de despesas com Correios; R$ 200 mil em aluguel de lombadas eletrônicas; 5% do valor para o Ciasc; 5% para o Detran; 15% para a Polícia Militar (PM), e 15% para a Polícia Civil. Sobram cerca de R$ 80 mil para aplicação em sinalização e educação de trânsito. São 40 agentes de trânsito e 18 orientadores da Área Azul em Lages. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público (MP) e a administração anterior, de que a partir de dezembro de 2016 a prefeitura tem até 180 dias para abrir licitação para concessão da exploração do estacionamento rotativo. O edital está sendo encaminhado para análise de ordem técnica e legal. A previsão de lançamento é para março. 

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