Economia e Política

 69 ANOS DA 1ª POSSE 
Quase sete décadas do Poder Legislativo Lageano
Em 20 de dezembro, os vereadores da 1ª Legislatura tomavam posse no Instituto de Educação.

Foto: Divulgação / Câmara dos Vereadores de Lages 


Por
LAGES DIÁRIO
em Lages/SC
Nesta terça-feira, 20, completa-se 69 anos da posse dos vereadores da 1ª legislatura da Câmara dos Vereadores de Lages. No dia 20 de dezembro de 1947, tomavam posse 13 legisladores no Instituto de Educação. O fato acontecia apenas dois anos após a instalação da chamada República Nova, marcando a retomada da democracia no Brasil após o golpe de estado perpetrado por Getúlio Vargas, em 10 de novembro de 1937, que determinou a extinção dos partidos políticos existentes e o fechamento do Congresso Nacional.

Ao longo destas quase sete décadas passaram pela Câmara Municipal de Lages outras 16 legislaturas instituídas através do voto popular e a próxima, a 18ª, terá início com a cerimônia de posse dos vereadores para o mandato de quatro anos (2017-2020) que acontece no próximo dia 1º de janeiro de 2017, no Teatro Marajoara, a partir das 16h.


No dia da posse, às 19h, os vereadores já empossados realizam a primeira sessão de 2017, para a eleição da Mesa Diretora (presidente, vices e secretários) pelo período de um, dois ou quatro anos.

Segundo o livro de Memórias do Legislativo Lageano, a história do Poder Legislativo em Lages é mais antiga e remonta para o dia 22 de maio de 1771, quando o povoado de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens foi elevada à categoria de vila, ficando as autoridades municipais constituídas pelo Provedor: Lourenço Rodrigues da Rocha; Escrivão: Marcelino Pereiro do Lago; Alcaide e Carcereiro: Domingos Rodrigues Vidigal; Presidente da Câmara de Vereadores e 1º Juiz Ordinário: Antônio de Oliveira Pereira; Vereadores: Bento Soares da Mota, João Raposo Pires e Manoel Barbosa Franco.

Confira os vereadores da 1ª Legislatura de Lages (20/12/1947 a 30/01/1951)

Antônio Durval de Macedo
Agnelo Arruda
Agenor Koech Varela
Aristóteles Soeiro Waltrick
Áureo Ramos Lisboa
Carmosino Camargo de Araújo
Celso Ramos Branco
Euclides Granzotto
Henrique Ramos da Silva
Otávio Rafaeli
Otacílio Vieira Couto
Paulo Francisco Broering
Solon Vieira da Costa

Confira os vereadores que foram eleitos para a 18ª legislatura (até dezembro de 2020)

Aidamar Seminotti Hoffer
David Moro
Gerson Omar dos Santos
Ivanildo Pereira
Jair da Costa Teixeira Junior
João Maria Chagas
José Amarildo Farias
José Bruno Hartmann Neto
José Volnir Scheuermann
Lucas Felipe Melo Neves
Luiz Marin
Maurício Batalha Machado
Osni Rogério Freitas
Pedro Figueiredo
Samuel Ramos

Thiago Silva de Oliveira

Nenhum comentário