Geral

 PREVISÃO CLIMÁTICA 
Verão será com chuva abaixo da média em Santa Catarina
Por outro lado, a temperatura será dentro da normalidade para a temporada.



Por
em Lages/SC
Em reunião realizada em Florianópolis, meteorologistas do Instituto Federal de Santa Catarina, Epagri/Ciram, AlertaBlu e da Central RBS de Meteorologia elaboraram o relatório de previsão climática para os próximos meses durante a estação do verão em Santa Catarina.

Segundo o que foi constatado através de dados mundiais, o verão no Estado será de chuva abaixo do normal na maior parte das regiões. A temperatura fica dentro da normalidade ao longo dos próximos três meses, mas no final de novembro e na primeira quinzena de dezembro, as temperaturas durante a noite e madrugada ficam baixas para a época do ano e na Serra Catarinense pode até em alguns dias ter temperaturas favoráveis para a formação de geada fraca nas áreas mais altas.


Sobre a chuva, o litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porém o litoral norte poderá terminar o trimestre com valores acima do esperado. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação à primavera e com a La Niña podem ocorrer períodos com menos chuva, ou volumes bem abaixo do esperado. Ressalta-se que o verão temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, granizo e vento localizado.

De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva será mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200mm no Estado.


Sobre a temperatura, o órgão estadual prevê cerca de duas a três ondas de calor que deve manter a temperatura alta, por vários dias consecutivos.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages