Tecnologia

 A maior em 68 anos 
Superlua desta segunda será 14% maior e 30% mais luminosa
Fenômeno acontecerá na madrugada de domingo (13) para segunda-feira (14).

Do LD, em Lages
(jornalismo.lagesdiario@hotmail.com)

Foto: Getty Images
O fenômeno da “Superlua” que ocorre quando a fase da lua cheia coincide com o perigeu – o ponto mais perto da Terra ao longo de sua órbita elíptica – irá ocorrer mais uma vez na madrugada da próxima segunda-feira (14), mas esta será especial, já que tão próxima do nosso planeta ela não ficava há pelo menos 68 anos. Nosso satélite natural ficará 27.891 quilômetros mais perto da Terra do que o normal.


Os cientistas preveem que a lua cheia vai ficar com uma aparência 14% maior e 30% mais luminosa, já que o período também irá coincidir com a época do ano em que o sistema terrestre/lunar se encontra mais perto do Sol (4 de janeiro de 2017).

A Superlua desta segunda-feira ficará cerca de 356.509 quilômetros da Terra, sendo que o normal é de 384.400 quilômetros. Será a mais próxima desde 1948.

Na Ásia, o fenômeno será visto em sua plenitude ao cair da noite quando no Brasil será por volta das 11h45. Apesar disso, a Superlua poderá ser vista de qualquer lugar do mundo logo após o pôr do sol, salvo mau tempo e poluição luminosa.


As Superluas ocorrem em torno de 14 meses, mas uma superlua como a que vai aparecer na segunda-feira (14) não deverá se repetir pelo menos até 2034. 

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Um morre e outro fica ferido em acidente entre carro e ônibus em Lages

Bombeiros auxiliam jovem que deu a luz em casa no bairro Guarujá