Economia e Política

 PARA PRODUTORES RURAIS 
Projeto “Banho de Energia” da Celesc exposto na Construir SC
Evento segue até este domingo (27) no Parque Conta Dinheiro, na zona norte de Lages.

Foto: Paulo Chagas / Divulgação


Por
PAULO CHAGAS, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CONSTRUIR SC
Em Lages/SC
O projeto que contempla os produtores rurais de alguns municípios mais frios da Serra Catarinense está exposto aos visitantes na Construir SC, exatamente como é instalado nas casas, adaptados junto aos fogões à lenha. A sistemática retém a fumaça, que por sua vez gera energia, e o calor se expande até o chuveiro ou torneiras das pias. A água armazenada num reservatório com capacidade para 200 litros permanece quente por dois dias. O curioso é que, com apenas 15 minutos do fogo aceso, a água morna já pode ser utilizada.


O projeto propicia ao produtor, além da redução substancial de lenha, um custo bem menor na conta da energia elétrica, com economia de até 35%. Todo o equipamento é em inox e o custo individual chega a R$ 7 mil. Porém, a instalação é totalmente gratuita. Atualmente, a Celesc já instalou mais de mil nos municípios contemplados, entre eles, Lages, Urupema, Urubici e São Joaquim. Cerro Negro também foi favorecido pelo projeto devido ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Conforme o gerente regional da Celesc, José Afonso Marin, os interessados em contar com um equipamento desses na propriedade poderão ver um protótipo montado, e ainda saber como funciona junto à Feira Construir SC, no Parque Conta Dinheiro. O evento permanece aberto gratuitamente ao público até neste domingo (27).

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages