Sou + Lages

 22 de novembro 
Espetáculo religioso e musical marca os 250 anos de Lages
Lageanos, visitantes e autoridades celebraram a data assistindo a uma missa solene na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade.

Por Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)

Foto: Sandro Scheuermann / Prefeitura de Lages
O maior município da Serra Catarinense e o quarto maior do Estado completou 250 anos de fundação neste 22 de novembro. Lageanos, visitantes e autoridades celebraram a data assistindo a uma missa solene em um dos cartões postais da cidade, a Catedral Diocesana da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. A acolhida foi realizada pelo bispo Dom Irineu Andreassa. A liturgia da palavra contou com a participação do coral da Orquestra Sinfônica de Lages. Cantos foram entoados em homenagem a Lages, uma das principais cidades de Santa Catarina, emocionando o público.


A primeira-dama, Suzana Duarte, proferiu as preces da Assembleia. Famílias inteiras participaram da celebração e firmaram sua fé e votos de prosperidade para Lages, que nesta terça-feira foi enfoque de notícias estaduais e citações nacionais. Manifestações nas redes sociais serviram como lembrança e carinho por parte de quem vive em Lages ou dela sente saudades. Fotografias e vídeos completaram as divulgações. “Hoje em dia existe uma Lages bem diferente daquela de 30, 40 anos atrás. Lages tornou-se uma cidade mais moderna, independente, imponderada, aposta em novos segmentos econômicos, como a Tecnologia da Informação (T.I.). É um polo universitário, detentora do primeiro centro tecnológico do Estado, referência em educação infantil e segue passos ainda mais promissores na qualidade da saúde, além da boa estrutura para novos negócios e de arrancar elogios da classe empresarial. Uma cidade que literalmente voou para o progresso”, justifica o prefeito Toni Duarte, complementando que, “iniciativas privada e pública estão de mãos dadas para que se alcancem cada vez mais melhores resultados. A comunidade compreende que tornar Lages uma cidade exponencial é compromisso de todos nós, independente de condição na sociedade. Todos nós estamos de parabéns”.
Foto: Sandro Scheuermann / Prefeitura de Lages

Como tudo começou

No dia 22 de novembro de 1766, o bandeirante português Antônio Correia Pinto de Macedo chegou ao lugar chamado “As Taipas”, na estrada das tropas, antes local denominado Morrinhos da Coxilha Rica. Posteriormente, tentou erguer a vila às margens do rio Canoas, porém desistiu devido a uma enchente. Finalmente fincou sua bandeira na atual rua Correia Pinto em homenagem à madrinha, protetora, advogada e padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. “Lages, terra abençoada pela natureza, moldada pelos velhos tropeiros, terra dos campos onde a gralha vive e esquece a preciosa semente, dos verdes capões e das ricas coxilhas. Terra dos pinheirais e berço da madeira, onde o lageano preserva o sentimento de amor por sua história, seus costumes e sua gente”, dizia parte do histórico compartilhado à plateia da missa. O evento contou, ainda, com ato penitencial, hinos de louvor, liturgia da palavra, Salmo Responsorial, aclamação ao Evangelho, Homilia, preces da Assembleia, liturgia sacramental, ofertório, oração eucarística, comunhão e ação de graças e ritos finais.

Título de Cidadão Lageano a Dirceu Carneiro

A Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (22), no Plenário Nereu Ramos, na Câmara de Vereadores, lembrou os feitos do ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-senador, Dirceu Carneiro, uma das principais referências da política catarinense nas últimas décadas. Com 71 anos, Dirceu, que é nascido em Caçador, em 23 de março de 1945, recebeu o título de Cidadão Lageano, acompanhado e aplaudido por familiares, amigos de longa data, autoridades e parceiros de militância. Atualmente Dirceu percorre o país proferindo palestras. O evento foi realizado pela Câmara, com apoio do Instituto Dirceu Carneiro e da Catarinas Assessoria em Comunicação. A homenagem foi indicada pelo vereador Gerson dos Santos.

Você conhece Dirceu Carneiro?

Foto: Sandro Scheuermann / Prefeitura de Lages
Em 1992, na condição de primeiro-secretário do Senado Federal, Dirceu foi o responsável por comunicar oficialmente ao então presidente Fernando Collor que este havia sido cassado. “Que isso sirva de exemplo de democracia para a América Latina”, disse Dirceu a Collor no ato. Depois de colher a assinatura de Collor, Dirceu foi até o gabinete de Itamar Franco, então vice-presidente, e exatamente às 10h27min, encontrou Itamar e disse a ele: “Assumo a responsabilidade perante a nação de comunicar que, a partir das 10h20min de hoje, o governo do presidente Collor está suspenso. Tenha boa sorte, e que Deus o ajude a governar o país”. E este episódio protagonizado por Dirceu Carneiro tornou-se a notícia sobre o Brasil que mais circulou no mundo no século passado.

Dirceu formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS) em 1968, foi vice-prefeito de Lages na gestão de Juarez Furtado entre 1972 e 1976 e prefeito nos seis anos seguintes, tendo o médico Celso Anderson de Souza como vice. Neste período, à frente da prefeitura de Lages, Dirceu criou um sistema de saúde pública pelo qual os médicos seguiam ao encontro dos moradores, e não o oposto. O modelo tomou proporções nacionais, serviu de inspiração para o Governo Federal e resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o mais completo sistema de saúde pública do mundo.


Em novembro de 1979, Dirceu teve participação em outro episódio da história nacional. Em sua própria casa, ele escondeu alguns estudantes procurados pela polícia depois de participarem da Novembrada, quando o então presidente João Figueiredo enfrentou uma manifestação popular no Centro de Florianópolis. Senador constituinte em 1988 - mandato de 1987 a 1995 -, Dirceu abandonou a carreira política há duas décadas e hoje se dedica à família, à agricultura e à pecuária. Atualmente, divide o seu tempo entre a casa em Lages e a fazenda em Campos Novos, no Meio-Oeste. Dirceu é casado desde 1970 com Terezinha Carneiro.

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages