Saúde

 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO 
Dezembro Laranja: realizados 100 exames de câncer de pele
Em Lages, na Policlínica Municipal neste sábado foram distribuídas 100 senhas para exames de lesões de pele.

Foto: Sandro Scheuermann / Prefeitura de Lages


Por
Em Lages/SC
Sábado, 26 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, foi o início da campanha Dezembro Laranja, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em Lages, neste dia, na Policlínica Municipal, a partir das 8 horas, foram distribuídas 100 senhas para exames de lesões de pele, visando à detecção precoce de casos de câncer de pele.

Duas médicas dermatologistas, acompanhadas de um grupo de alunos da liga de dermatologia do curso de medicina da Uniplac, com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram os atendimentos dos pacientes e os devidos encaminhamentos dos casos detectados.


Segundo a coordenadora da campanha, em Lages, doutora Rafaella Castagna, todos os pacientes que apresentarem lesões suspeitas de câncer de pele serão encaminhados para tratamento pelo SUS, em Lages, ou em unidade de saúde de outro município, caso aqui não haja meios de tratamento adequado para algum caso específico.

A dermatologista Simone Ramos que juntamente com a doutora Rafaella prestou atendimento no sábado, na Policlínica, observa que quem precisar fazer exames de lesões de pele pode fazer isso também no dia a dia, junto às Unidades Básicas de Saúde (postinhos). “O encaminhamento pode ser feito, de segunda feira à sexta-feira, diretamente nos postinhos de saúde, para tratamento pelo SUS, sendo que hoje, aqui na policlínica, ocorre um atendimento direto e intensivo, tendo em vista a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele”, disse Simone.

No sábado também houve distribuição de amostras de protetor solar a todos os pacientes. Dezembro Laranja

Para alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove anualmente a Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele. O objetivo da campanha é avaliar e examinar pacientes quanto à presença de tumores malignos da pele.

Em 2014, a SBD iniciou o movimento de combate ao câncer da pele, batizado de Dezembro Laranja. “O nome Dezembro Laranja se reporta a cor do sol”, explica Simone.

 “O objetivo central dessa campanha é estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele”, ressalta a doutora Rafaella.


De acordo com informações da SBD, o câncer da pele é o tumor maligno mais frequente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O grupo de maior risco são as pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destas, as pessoas que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados. 

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages