Oktoberfest 2016

 CULTURA GERMÂNICA 



Por Marília Prado, da Oktoberfest Blumenau
(www.oktoberfestblumenau.com.br)

Foto: Michele Lamin / Oktoberfest 2016
O concurso de Fritz e Frida passou a ser realizado duas vezes por semana nesta 33ª edição da Oktoberfest, nas terças e sextas-feiras, no setor 1 do Parque Vila Germânica. A segunda edição, realizada na noite desta terça-feira, dia 11, teve dez participantes. Os quatro ganhadores do concurso receberam como prêmio a oportunidade de participar do desfile na Rua XV de Novembro, marcado para esta quarta-feira, dia 12, a partir das 16h.

O apresentador e comediante Willy Wurst chamou ao palco as seis fridas e os quatro fritz concorrentes. Os jurados Ernandes Batista da Silva, presidente da Associação de Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, e Bia Pasold, coordenadora do Programa de Musicalização Infantil da Secretaria de Educação de Blumenau e há 23 anos estudiosa da história dos trajes típicos alemães, avaliaram critérios como beleza e harmonia dos trajes e escolheram dois representantes femininos e dois masculinos.

Entre os vencedores da noite, o casal Vanessa Graciolo e Leandro Weissheimer, casados há pouco mais de dois anos, atualmente mora em Curitiba mas veio a Blumenau visitar a família e aproveitou para conferir a festa. Orgulhoso de suas vestimentas e apaixonado por Oktoberfest, Leandro conta que trouxe seu traje diretamente da Alemanha e o da esposa, sempre muito elogiado, foi feito a mão. Também ganharam o concurso de Fritz e Frida desta noite Fabiane Wehrmeister e Douglas dos Santos. Ambos participaram pela primeira vez da competição e ficaram muito felizes em poder fazer parte do desfile oficial da 33ª Oktoberfest.

As inscrições para o concurso podem ser feitas ao lado do palco do setor 1, das 20h às 21h30, no mesmo dia do concurso.

O concurso

Na programação da festa pelo segundo ano consecutivo, o concurso busca incentivar o uso adequado dos trajes típicos, estabelecido conforme a Lei Municipal Nº. 7.886, que descreve as características de um verdadeiro traje germânico.


Para os homens, lederhouse, que é a calça ou bermuda típica alemã, acompanhada de suspensório ou colete e camisa. Meião até o joelho ou um palmo abaixo, sapato fechado, e chapéu germânico. Para as mulheres, vestido comprido, ou até quatro palmos acima dos joelhos, meia ou polaina, blusa acompanhada ou não de colete, sempre ornando com todo o traje. O sapato deve ser fechado e, como acessórios podem ser usados arcos floridos, lenços, chapéus ou bolsas, sempre com características germânicas.

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages

Homem cai dentro de túmulo no Cemitério Cruz das Almas, em Lages