Eleições 2016

 2º turno 
Quatro urnas apresentaram problemas em Santa Catarina, aponta boletim do TRE
Três urnas deram problemas em Florianópolis e uma em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

Do LD, em Lages
(jornalismo.lagesdiario@hotmail.com)

No último boletim informativo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) divulgado ao meio-dia, em Santa Catarina, o segundo turno das eleições está sendo muito tranquilo nas três cidades que ocorre a eleição, Florianópolis, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Joinville, no Norte do Estado.

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, quatro urnas precisaram ser substituídas por problemas técnicos, sendo três em Florianópolis, e uma em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

As urnas que apresentaram problemas em Florianópolis são nas seções eleitorais 365 (na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes), 354 (na Creche Ana Spyros Dimatos) e 98 (na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda). Já em Jaraguá do Sul, a urna substituída foi a da mesa de justificativa instalada na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 1188.

Segundo o boletim, nenhuma ocorrência policial foi registrada até o momento nas três cidades envolvendo as eleições.

Em Blumenau, houve o registro de falta de luz em um colégio, mas como as urnas eletrônicas contam com baterias, então, não houve problemas para que os votos fossem computados.

Eleições pelo Brasil

No terceiro boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi divulgado também ao meio-dia. Segundo o TSE, houve no Brasil, 88 ocorrências até o momento, sendo 14 com prisão e 74 sem prisão. A maioria das prisões ocorreram no Ceará, onde ocorre segundo turno em duas cidades, Caucaia e Fortaleza.

Boca de urna foi o crime eleitoral que mais ocasionou prisões, ao todo 50 pessoas foram presas por este crime. Outros quatro foram por divulgação de propaganda, duas por transporte ilegal de eleitores, sete por corrupção eleitoral e uma por outro motivo que não foi informado.


No Brasil, 374 urnas foram substituídas em todas as 57 cidades que realizam segundo turno. Esse número representa 0,40% do total das urnas utilizadas. Nenhuma seção precisou de votação nominal, informa o TSE.

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

Nenhum comentário