Sou + Lages

 PRIMAVERA DO MUSEU 



Da Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)  

Foto: Marcio Avila / Prefeitura de Lages
As atividades da Primavera do Museu Thiago de Castro começaram nesta segunda-feira (19) com visita guiada no espaço de memória. O evento está inserido na programação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a temática “Museus e Economia da Cultura”. No Thiago de Castro, as ações seguem até sexta-feira (23), gratuitamente, abordando assuntos ligados aos 250 anos de fundação de Lages.

Neste ano, o tema sugere pensar os museus como agentes fundamentais da economia da cultura. Na segunda edição da Semana do Museu Thiago de Castro a proposta é fazer uma reflexão que perpassa, ainda, pelo potencial de contribuição dos museus em se tratando de desenvolvimento sustentável, assim como são espaços de trocas simbólicas, culturais, de saberes e experiências. 

A coordenadora do evento e do Museu, Carla Souza, destaca ainda que a programação tem o intuito de falar da fundação de Lages, seus personagens e eventos ligados ao marco histórico. “Estamos provocando o nosso público a pensar na data e conhecer a história dos 250 anos da nossa cidade”. Além da visita guiada, tem oficinas, palestras, exibição de filmes e contação de histórias.

A professora Luzia Branco Ferreira levou a turma do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena para participar da programação. Para ela, ter atividades como essa é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. “Eles saem da sala de aula e veem coisas novas e diferentes. Tudo o que está no livro começa a fazer mais sentido quando ouvem alguém falando com propriedade sobre os fatos e conseguem ter acesso a objetos e documentos que contam a história. A compreensão fica muito mais fácil”, avalia.


Quem quiser participar ou saber mais informações sobre a programação é só entrar em contato com o Museu Thiago de Castro (MTC) pelos telefones 3222-7603 e 9924-1773. As palestras e oficinas direcionadas aos professores têm certificação de 4h. As escolas precisam agendar as visitas.

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages