Educação

 NO CENTRO SERRA 



Da Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Lages está prestando suporte ao maior evento da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Mostra Científica, que em 2016 chega a sua 20ª edição, a ser promovida entre os dias 3 e 6 de outubro, com exposição de trabalhos no campus da universidade e palestras no Centro Serra Convention Center.

O evento mobiliza a comunidade acadêmica, estudantes de outras regiões e público em geral. A programação é composta por trabalhos, oficinas e palestras. A Prefeitura de Lages está apoiando o evento, através da Fundação Cultural de Lages (FCL). A coordenadora de pesquisa da Uniplac, Marlise Eliane Kring, observa que a Mostra Científica enriquece o ano em que Lages comemora 250 anos de fundação. “Além disto, este ano estamos convidando algumas escolas públicas de ensino médio, inclusive do Centro de Educação Profissional de Lages (Cedup), instituições de ensino de São Joaquim e Urubici, que submeterão trabalhos à exposição e apresentação”.

Um dos grandes nomes da Mostra será o do lageano egresso do curso de Matemática da Uniplac, astrofísico do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), professor e doutor Cesar Augusto Costa, com a palestra intitulada “Estudo das Ondas Gravitacionais Previstas por Einstein”, favorito à indicação do Prêmio Nobel de Física de 2016. Sua apresentação acontecerá no dia 3 de outubro, à noite, no Centro Serra Convention Center. Ainda no dia 3 haverá a palestra “Agenda 2030”, com a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Maria Rebeca Otero, também no Centro Serra, às 19h.

A XX Mostra Científica contará, ainda, com o ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rodrigo Pimentel, nacionalmente conhecido por ter inspirado o personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite (1 e 2). O especialista em segurança trará à tona o tema “Construindo Tropas de Elite” para o público do Centro Serra às 19h do dia 6 de outubro.

Já a coordenadora de extensão da Uniplac, Sabrina Ern, pontua ser a Mostra um modo de enaltecer os aspectos positivos do município. “É incrível termos a oportunidade de oferecer ao público os saberes de um lageano com destaque nacional que está sendo indicado ao Nobel de Física no ano marco de 250 anos de Lages. Apesar de Lages ser uma cidade do interior do Estado tem sim educação de qualidade e investimentos nesta área.”

Leoas da Serra

O Município está contribuindo por intermédio da divulgação do evento e de apoio financeiro no sentido de patrocinar a alimentação de palestrantes. O Projeto Leoas da Serra, idealizado pela FCL, é patrocinado pela Uniplac, entidades parceiras mútuas e irá contribuir com a Mostra Científica. Haverá uma mostra de fotografias das Leoas da Serra, time feminino de futsal do Internacional de Lages, durante o evento. “Este time está levando não somente esporte, mas vida e conceitos de responsabilidade social a adolescentes e jovens”, sublinha Sabrina. O apoio foi confirmado pelo superintendente da Fundação Cultural, Mauricio Neves de Jesus às coordenadoras de pesquisa e extensão, mediante prévia arrecadação do clube para destinação a algum fim social.

Trabalhos de viés acadêmico científico

As apresentações de trabalhos acadêmicos de cunho científico produzidos pelos universitários durante seus cursos (Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs, relatórios de estágio e pesquisas) serão realizadas nos dias 4 e 5 de outubro, no campus da Uniplac, entre 9h e meio-dia e das 18h às 22h. Os trabalhos refletirão a produção acadêmica da Uniplac com evidência à região serrana. Os organizadores adiantam que a expectativa é, como nos anos anteriores, o evento sirva para reunir quantidade significativa de plateia para presenciar este momento ímpar de troca de conhecimentos nas áreas de saúde, ciência, educação e afins. O período de 8 de agosto a 14 de setembro foi reservado à submissão de trabalhos e a inscrição de ouvintes está sendo efetuada desde 8 de agosto, se estendendo até 3 de outubro. Informações adicionais podem ser acessadas em uniplaclages.edu.br, no banner da Mostra, pelo email mostra@uniplaclages.edu.br ou pelo número 3251-1009. Os ingressos são no valor de R$ 25 para acadêmicos e professores e de R$ 50 para a comunidade externa.


A XX Mostra Científica é promovida pela Uniplac com apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultural de Lages (FCL), Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) Lages e São Joaquim, Gerência Regional de Educação (Gered), Casa do Vinho, Hoteis Le Canard e Band FM, com patrocínio da Incubadora MidiLages, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Leoas da Serra e Unesco/Cooperação Representação no Brasil.
Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages